AÇORES VÃO CRIAR DIREÇÃO REGIONAL PARA O SETOR ESPACIAL

O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, anunciou que o Governo dos Açores avançará, num futuro próximo, com a criação de uma direção regional dedicada ao setor espacial, garantindo “maior capacidade e músculo” para enfrentar os desafios que se colocam à Região nesta área estratégica.

De acordo com nota de imprensa divulgada esta sexta-feira, 21 de novembro, pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão assegurou, em sede de comissão parlamentar, que os Açores vão manter uma postura afirmativa no setor espacial, preparando-se para dar continuidade ao trabalho iniciado pela Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço (EMA-Espaço).

O governante explicou que, após o término da missão da EMA-Espaço, o caminho da Região prosseguirá com uma “estrutura orgânica mais forte”, capaz de preparar os Açores para desafios como os lançamentos sub-orbitais ou o desenvolvimento de um Centro Tecnológico Espacial em Santa Maria. “Vamos ter um núcleo forte e altamente profissionalizado no âmbito do Governo para defender os interesses dos Açores”, sublinhou.

Paulo Estêvão destacou ainda que este investimento global ascende a 15 milhões de euros, dos quais três milhões serão assegurados pelo Governo Regional em 2027. “Estamos num momento de concretizações. E concretizações açorianas, cujo mérito pertence a todos”, afirmou, elogiando o contributo da Agência Espacial Portuguesa, de governos anteriores e da Câmara Municipal de Vila do Porto.

Relativamente ao motivo da audição parlamentar — a demissão do ex-Coordenador da EMA-Espaço, Paulo Quental — o secretário regional classificou o tema como uma “polémica gratuita sem qualquer vantagem para os Açores”.

Com esta nova direção regional, o Governo pretende consolidar a posição dos Açores no setor espacial, reforçando a capacidade institucional e científica da Região e afirmando o arquipélago como protagonista em projetos de inovação e tecnologia ligados ao espaço.

© GRA | PE

PUB.