AÇORES LANÇAM PASSAPORTE REGIONAL DE QUALIFICAÇÕES PARA REFORÇAR FORMAÇÃO E EMPREGO


A Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego apresentou esta quinta-feira, em Ponta Delgada, o novo Passaporte Regional de Qualificações (PRQ), uma plataforma digital gratuita que estará disponível a partir de 24 de novembro e que pretende aproximar trabalhadores, entidades formadoras e empresas num ecossistema integrado de competências e recrutamento.

O Governo Regional dos Açores anunciou esta quinta-feira, 20 de novembro, a criação do Passaporte Regional de Qualificações (PRQ), acessível em prq.azores.gov.pt, que permitirá reunir certificados de formação, aceder a cursos e alinhar percursos profissionais com as necessidades do mercado de trabalho. A apresentação foi feita pela Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, durante o seminário “Competências em Rede”, realizado no Auditório Luís de Camões, em Ponta Delgada.

De acordo com a nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional, o registo no PRQ é gratuito e estará disponível em formato para computador e smartphone a partir de 24 de novembro. “O Passaporte Regional de Qualificações é uma janela de oportunidades para trabalhadores, entidades formadoras certificadas e entidades empregadoras, num exercício de permanente valorização das competências e de orientação para percursos de aprendizagem ao longo da vida”, afirmou Maria João Carreiro.

A governante destacou que o principal desafio atual do mercado de trabalho nos Açores não é o desemprego, como acontecia em novembro de 2019, quando a Região registava 10.800 desempregados, mas sim o recrutamento de mais trabalhadores e trabalhadores melhor preparados. Em setembro último, havia 3.962 pessoas à procura de primeiro ou novo emprego. “Com o desemprego em mínimos e a população empregada em máximos, persiste ainda um desafio em termos de valorização da formação, da aprendizagem ao longo da vida e das profissões”, observou.

O PRQ foi criado no âmbito da Agenda Regional para a Qualificação Profissional – Valorizar os Açorianos, iniciativa inédita que pretende ajustar a formação às necessidades do mercado e promover maior valorização social das profissões. O ecossistema digital permitirá não só a digitalização de serviços e acesso a documentos, mas também a aproximação entre talento, competências e objetivos de trabalhadores e empresas.

O seminário contou com dois painéis de reflexão. No primeiro, dedicado aos “Desafios da Certificação de Entidades e da Formação”, participaram Anabela Solano, da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), João Lourenço, do IEFP, e Renato Medeiros, Diretor Regional da Qualificação Profissional e Emprego. O segundo painel, sobre “O papel das empresas na valorização e qualificação dos ativos”, teve como oradores Paula Stone, Vice-Presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Pedro Santos, Administrador da Norma Açores, e Sofia Mota, Diretora de Recursos Humanos do Grupo Bensaude.

A reflexão pública reuniu decisores políticos, trabalhadores, empregadores, dirigentes de entidades formadoras e representantes da sociedade civil, reforçando o compromisso da Região em afirmar uma cultura de valorização da formação e da aprendizagem ao longo da vida.

© GRA | Foto: SRJHE | PE