PSD/AÇORES DESTACA SAÚDE COMO “MAIOR PRIORIDADE” NO ORÇAMENTO REGIONAL PARA 2026

O líder parlamentar do PSD/Açores, João Bruto da Costa, afirmou esta quarta-feira que a Saúde é a “maior prioridade” do Governo Regional no Orçamento para 2026, sublinhando investimentos em novos equipamentos, redução das listas de espera e reforço de recursos humanos. As declarações constam de uma nota de imprensa divulgada pelo grupo parlamentar social-democrata.

À saída de uma reunião com o conselho de administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, em Ponta Delgada, João Bruto da Costa defendeu que o próximo Orçamento Regional “coloca a Saúde no centro da ação governativa”. De acordo com a nota de imprensa, o líder da bancada do PSD/Açores destacou um conjunto de medidas que, afirma, visam melhorar o acesso dos utentes e a capacidade de resposta do Serviço Regional de Saúde.

Entre essas medidas, salientou o programa DIAGNOSIS, destinado a “combater as listas de espera no âmbito das consultas e exames complementares de diagnóstico”. Paralelamente, referiu a criação do regime jurídico do ‘Cheque Saúde’, que, segundo explicou, permitirá aos utentes recorrer ao setor privado “quando forem ultrapassados os tempos máximos de resposta no Serviço Regional de Saúde”.

O deputado sublinhou igualmente iniciativas para “a fixação de profissionais”, apontando o novo regime jurídico para a exclusividade na área da saúde e a criação da carreira de médico dentista como instrumentos que “valorizam o capital humano” do setor.

No que respeita à Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, João Bruto da Costa elencou investimentos previstos para 2026, incluindo “o concurso para a aquisição de 20 viaturas dedicadas exclusivamente ao apoio domiciliário”, num valor de 800 mil euros. Está ainda prevista “a contratação de médicos para as unidades básicas de saúde e internamento”, num investimento de dois milhões de euros.

O líder parlamentar destacou também o projeto do Hospital Digital, orçado em 30 milhões de euros, que pretende “melhorar o acesso aos cuidados de Saúde” e garantir a interoperabilidade de dados entre unidades e hospitais. O sistema permitirá aos utentes consultar processos, tempos de espera, exames e análises.

De acordo com a mesma nota, encontram-se já em curso investimentos na Região para aquisição de equipamentos como mamografia digital, sequenciação de ADN e ressonância magnética. “Estes investimentos não visam apenas colmatar falhas antigas do Serviço Regional de Saúde, mas são também mais um fator de motivação para os nossos profissionais exercerem a sua função”, afirmou João Bruto da Costa.

O parlamentar concluiu que, “com o Orçamento da Região para 2026, continuaremos a contribuir para dar resposta às necessidades dos utentes do Serviço Regional de Saúde”.

© PSD/A | Foto: PSD/A | PE