
A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas adjudicou a empreitada de “Reabilitação e Proteção Marítima do Porto de Santa Iria”, em São Miguel, por cerca de 4,59 milhões de euros, segundo uma nota de imprensa divulgada ontem.
A obra foi atribuída ao agrupamento AFAVIAS – Engenharia e Construções – Açores, S.A. / AFAVIAS – Engenharia e Construções, S.A., pelo valor exacto de 4.589.999,99 euros, conforme o despacho assinado pela Secretária Regional, Berta Cabral.
De acordo com a nota de imprensa, a intervenção pretende “promover condições de segurança na zona do Porto de Santa Iria”, através da estabilização das arribas contíguas à estrada regional de acesso ao porto. A governante sublinha que a obra mitigará o risco geotécnico para pessoas e bens “tanto na via de acesso ao porto como na zona do solário”, prevendo a instalação de elementos de suporte adaptados à exposição ambiental local e de baixo impacto visual.
Paralelamente, o projeto visa reforçar a proteção costeira contra a agitação marítima nos setores norte e sul da infraestrutura portuária, além de salvaguardar e preservar o património construído existente no local.
A empreitada inclui a desmatação e decapagem das arribas para implementação de uma solução de estabilização com pregagens e redes metálicas numa área de cerca de 27.000 m², bem como a construção de órgãos de drenagem de águas pluviais.
Está ainda prevista a requalificação da via de acesso ao porto, com pavimentação, construção de muros e sinalização, assim como a execução de proteções marítimas e a requalificação geral do porto, contemplando a preservação do património edificado.
A Secretaria Regional destaca que garantir a proteção costeira e salvaguardar o património do Porto de Santa Iria constitui um dos objetivos essenciais desta empreitada de “grande envergadura”.
© GRA | Foto: SRTMI | PE

