PRAIA DA VITÓRIA: ECOPONTOS DESTRUÍDOS POR VANDALISMO GERAM ALERTA E INDIGNAÇÃO

Vários ecopontos foram totalmente destruídos na madrugada de sexta-feira, 14 de novembro, nas freguesias do Porto Martins e da Fonte do Bastardo, no concelho da Praia da Vitória, em atos de vandalismo que as autoridades locais suspeitam terem origem em fogo posto.

Segundo publicações das juntas de freguesia, divulgadas nas suas páginas oficiais de Facebook e hoje consultadas pelo Praia Expresso, a destruição dos contentores foi detetada logo nas primeiras horas da manhã.

Na freguesia do Porto Martins, a junta alertou para um incêndio que deflagrou “junto ao Pavilhão Desportivo do Porto Martins”, provocando “a destruição total dos contentores” e danos na parede do edifício. A autarquia sublinha que “este tipo de ato coloca em risco bens públicos, o ambiente e a segurança de todos” e pediu aos moradores que evitem depositar resíduos na zona afetada, fiquem atentos a comportamentos suspeitos e comuniquem às autoridades qualquer informação relevante.

Também a Fonte do Bastardo registou danos significativos. A junta local manifestou o seu “descontentamento” com a situação, recordando que este é já o terceiro ecoponto vandalizado este ano na freguesia. Num tom de frustração, a autarquia escreveu que “uns trabalham tanto para o bem da freguesia e do concelho e outros só trabalham para o mal”, lamentando que estes atos ocorram durante a madrugada.

A Praia Ambiente E.M., responsável pela gestão dos equipamentos, confirmou igualmente através das redes sociais que três conjuntos de ecopontos foram queimados e destruídos. A empresa municipal lamentou profundamente o sucedido, afirmando que estes comportamentos “prejudicam toda a comunidade” e “comprometem o trabalho diário” de manutenção da limpeza do concelho.

A entidade reforçou o apelo à colaboração da população e pediu que qualquer informação que possa ajudar a identificar os responsáveis seja comunicada às autoridades, nomeadamente à PSP. “A proteção do nosso concelho é uma responsabilidade partilhada”, sublinhou.

© JFPM/JFFB/PA | Fotos: JFPM/JFFB | PE