TERCEIRA ACOLHE III FÓRUM DAS MIGRAÇÕES COM DEBATE SOBRE MOBILIDADE, INTEGRAÇÃO E LUSOFONIA

O Governo dos Açores promove, nos dias 19 e 20 de novembro, no Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo, a terceira edição do Fórum das Migrações — um espaço de reflexão e partilha sobre mobilidade humana, integração e diversidade cultural, organizado pela Direção Regional das Comunidades.

A iniciativa, promovida pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, visa reforçar o diálogo entre instituições públicas, organizações da sociedade civil e representantes das comunidades migrantes, segundo nota de imprensa divulgada esta quinta-feira, 13 de novembro.

Com entrada livre, o fórum contará com a presença de representantes da Região Autónoma dos Açores e da Madeira, especialistas e dirigentes associativos, reunidos para discutir os desafios e oportunidades das migrações no contexto regional e nacional.

A sessão de abertura, marcada para quarta-feira, 19 de novembro, às 15h00, será presidida pelo Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, e contará com intervenções de José Andrade, Diretor Regional das Comunidades do Governo dos Açores, e Sancho Gomes, Diretor Regional das Comunidades e Cooperação Externa do Governo da Madeira.

Na cerimónia inicial está igualmente prevista a assinatura de protocolos de cooperação entre a Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, a AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores e a CRESAÇOR – Gabinete de Apoio a Migrantes, com o objetivo de reforçar a articulação institucional e melhorar o atendimento aos cidadãos migrantes no arquipélago.

A conferência inaugural, subordinada ao tema “As Migrações no Mundo, na Europa e em Portugal”, será proferida por Rui Armindo Freitas, Secretário de Estado Adjunto da Presidência e Imigração, pelas 15h45.

Ao longo dos dois dias, o programa inclui quatro painéis temáticos e várias mesas de debate. O primeiro, dedicado às “Migrações nos Açores”, e o segundo, sobre “Migrações na Madeira”, decorrem na tarde de quarta-feira, com a participação de dirigentes regionais e representantes associativos, sob moderação dos jornalistas José Lourenço (Diário Insular) e Carla Félix (Jornal da Praia).

Na quinta-feira, 20 de novembro, a manhã será dedicada a três debates — com emigrantes, regressados e imigrantes — que visam promover o diálogo direto entre as comunidades e as instituições regionais.

Durante a tarde, o terceiro painel, “Migrações e Comunicação”, reunirá profissionais da imprensa e da rádio açoriana, incluindo Nuno Neves (RTP/Açores), Paula Gouveia (Açoriano Oriental), Miguel Azevedo (Rádio Clube de Angra), José Lourenço (Diário Insular) e Paulo Feliciano (VITEC Azores TV), com moderação de Paulo Mendes, presidente da Associação da Macaronésia dos Açores.

O último painel, subordinado ao tema “50 anos dos PALOP”, decorrerá às 16h30 e contará com representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, sob moderação de Sofia Lourenço, presidente nacional da Associação +Lusofonia.

O encerramento do fórum inclui a entrega dos certificados do Curso de Português para Falantes de Outras Línguas, recentemente concluído na ilha Terceira, numa cerimónia presidida por Paulo Estêvão.

Segundo a nota de imprensa, depois das edições anteriores realizadas no Faial e no Pico (2023) e em São Miguel (2024), o III Fórum das Migrações reafirma o compromisso do Governo Regional “em promover o diálogo, a cooperação e a integração”, consolidando os Açores como “ponte de ligação entre comunidades, culturas e territórios do espaço lusófono”.

© GRA | Imagem: DRCom | PE