A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto esclareceu esta quinta-feira, através de uma nota à imprensa, que o Grupo Desportivo Comercial recebeu apoios financeiros do Governo Regional dos Açores no âmbito do Campeonato dos Açores de Rali 2025, contrariando declarações recentes do clube.
De acordo com a informação divulgada pela Direção Regional do Desporto (DRD), o Grupo Desportivo Comercial (GDC) beneficiou de um apoio total de 10.826,23 euros, já pago, relativo à organização das provas Rallye Ponta Delgada e Azores Rallye.
O montante foi distribuído da seguinte forma: 5.918,84 euros para o Rallye Ponta Delgada e 4.907,39 euros para o Azores Rallye, esclarece o comunicado da DRD, citado pela nota à imprensa.
A Secretaria Regional reagiu assim às declarações proferidas pelo GDC na conferência de imprensa de apresentação do Azores Rallye, realizada a 12 de novembro, nas quais o clube alegou não ter recebido qualquer apoio financeiro do Governo Regional.
Segundo a nota, o apoio global ao Campeonato dos Açores de Rali em 2025 ascende a 85.280 euros, sendo a verba distribuída “de forma ponderada, com base na média de pilotos, navegadores e comissários deslocados nos últimos quatro anos” em cada prova do campeonato.
A Direção Regional do Desporto acrescenta ainda que, este ano, o número de provas integrantes do Campeonato foi aumentado, mantendo-se inalterado o valor global do apoio. Essa decisão — tomada pela estrutura da modalidade — implicou “a repartição do mesmo montante total por mais uma prova do que em 2024”, o que resultou numa diminuição proporcional dos apoios individuais.
No mesmo comunicado, a DRD reafirma o compromisso do Governo dos Açores com a transparência, o rigor e a equidade na gestão dos apoios públicos, sublinhando o reconhecimento “da importância das entidades organizadoras na promoção do desporto motorizado e na valorização da Região Autónoma dos Açores além-fronteiras”.
© GRA | PE
