
O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, assinou esta quarta-feira, na Web Summit, em Lisboa, um Memorando de Entendimento com a Startup Portugal para reforçar o apoio ao ecossistema de empreendedorismo da Região.
O Governo Regional dos Açores firmou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Startup Portugal, entidade responsável a nível nacional pelo reconhecimento de startups e scaleups, numa iniciativa que visa impulsionar o ecossistema regional de inovação. A assinatura decorreu ontem, durante a Web Summit, em Lisboa, conforme indicado numa nota de imprensa divulgada pela Vice-Presidência do Governo Regional.
O documento estabelece um quadro de cooperação que, segundo o Executivo, reforça o compromisso dos Açores com o apoio ao empreendedorismo e à projeção externa de empresas tecnológicas e inovadoras. Para o Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, o Memorando permitirá “valorizar a iniciativa da comunidade de empreendedorismo açoriana, dando-lhe visibilidade e alcance nacional e internacional num mercado global altamente competitivo”.
O governante sublinha que este acordo está alinhado com o trabalho já desenvolvido pelo Governo na “dinamização e capacitação dos Parques de Ciência e Tecnologia” e na “captação de investimento externo”. Artur Lima destaca ainda o objetivo de afirmar o arquipélago como “um polo atlântico atrativo para investir”, acrescentando que a assinatura do Memorando se insere na estratégia de projeção externa do Executivo.
A Região Autónoma dos Açores conta, este ano, com um espaço próprio na Web Summit, que decorre entre 10 e 13 de novembro. O Governo Regional assegurou a presença de quinze empresas açorianas, oriundas de áreas como construção de drones, biotecnologia, engenharia de telecomunicações, inteligência artificial e programação informática.
“A Web Summit é uma das maiores feiras tecnológicas do mundo. A presença destas quinze empresas é uma oportunidade estratégica para demonstrarem a excelência da inovação regional”, afirmou Artur Lima, acrescentando que o evento é “o fórum certo para desenvolverem parcerias e atraírem investimento e talento”.
A Web Summit celebra este ano a sua décima edição em Portugal, já tendo reunido mais de 70 mil participantes de 157 países, incluindo 1.857 investidores de 86 países.
© GRA | Foto: VPGRA | PE
