
A edição de Natal da Expo Açores Artesanato regressa ao Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada, entre 27 de novembro e 1 de dezembro, reunindo mais de 80 Unidades Produtivas Artesanais (UPAs) da Região Autónoma dos Açores. O evento, com entrada gratuita, é promovido pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA). A informação consta de uma nota de imprensa divulgada esta terça-feira, 11 de novembro.
Segundo o comunicado, esta edição encerra o ciclo anual de mercados locais de artesanato promovidos em várias ilhas do arquipélago, iniciado durante as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada. As UPAs participantes terão a oportunidade de comercializar os seus produtos, incluindo peças certificadas com a marca coletiva “Artesanato dos Açores”.
Além da exposição e venda de artesanato, o programa integra workshops gratuitos, mediante inscrição por e-mail para cada@azores.gov.pt. As formações incluem técnicas de confeção de Presépio de Lapinha, Bola em Tecido, Postal de Natal, Estrela Origami e Anjinho “Natalina”.
A vertente cultural do certame inclui ainda animação musical diária. As atuações previstas são:
- 27 de novembro (20h00): Grupo Folclórico Ilha Verde
- 28 de novembro (18h30): Grupo Folclórico Passos de Bruma
- 29 de novembro (20h00): Engengroaldenga
- 30 de novembro (20h00): Duo Toadas
- 1 de dezembro (20h00): Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz
A Expo Açores Artesanato é descrita pela Secretaria Regional como o maior evento expositivo e comercial do setor nos Açores. O certame estará aberto ao público das 18h00 às 23h00 nos dias 27 e 28 de novembro e das 14h00 às 23h00 entre 29 de novembro e 1 de dezembro.
© GRA | Imagem: SRJHE | PE
