
A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF) celebrou o seu 32.º aniversário com uma sessão comemorativa no Teatro Faialense, realizada segunda-feira. O presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, marcou presença na cerimónia, onde destacou o papel central da instituição na promoção da inclusão e cidadania na ilha. A informação consta de uma nota de imprensa publicada esta terça-feira, 11 de novembro, pela autarquia no seu portal.
Para o autarca, “a APADIF é, sem qualquer exagero, uma instituição absolutamente vital para a nossa sociedade. O seu trabalho ultrapassa o simples apoio aos utentes, tratando-se de uma verdadeira missão de inclusão, cidadania e dignificação da vida humana.” Carlos Ferreira acrescentou ainda que se trata de “um trabalho de coração, de proximidade e de compromisso, que enaltece o melhor do Faial e das suas gentes”.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara valorizou também o trabalho desenvolvido pela APADIF em diferentes áreas de intervenção social, abrangendo crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência psicomotora. A nota de imprensa destaca as várias valências da instituição: ATL Crescer, ATL Esperança e ATL Arco-Íris (infância), Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (juventude), Centro de Dia da Conceição (3.ª idade) e o Centro de Apoio à Capacitação e Inclusão (CACI).
Carlos Ferreira reiterou o compromisso da autarquia com o trabalho da associação, recordando que o município tem acompanhado “com atenção e proximidade” a transição da APADIF para as novas instalações no antigo Centro de Saúde, mudança que considera ser um passo decisivo para “a modernização e expansão dos serviços prestados”.
A sessão comemorativa incluiu a homenagem a funcionários com 10 anos de serviço e contou com atuações protagonizadas pelos utentes das diferentes valências, evidenciando, segundo a autarquia, o trabalho contínuo de inclusão e integração desenvolvido pela associação ao longo dos seus 32 anos de atividade.
© CMH | Foto: CMH | PE
