A ANA|VINCI Airports concluiu a primeira fase das obras de modernização dos terminais dos aeroportos de Ponta Delgada (João Paulo II) e da Horta, num investimento global de cerca de 20 milhões de euros. A informação foi divulgada esta terça-feira, 11 de novembro, através de nota de imprensa da gestora aeroportuária.
Nesta fase inicial, as intervenções focaram-se nas áreas públicas dos terminais, incluindo a renovação das fachadas, substituição de revestimentos — pavimentos, paredes e tetos — instalação de novo mobiliário, nova sinalização e iluminação LED. Foram ainda introduzidas novas tecnologias e equipamentos nos controlos de segurança, fronteira e portas de embarque, além da modernização das instalações sanitárias.
Segundo a nota de imprensa, o próximo passo será a relocalização da Sala VIP do aeroporto de Ponta Delgada, de forma a permitir o avanço das obras de expansão daquela infraestrutura.
Numa fase posterior, está prevista a duplicação da área do terminal de Ponta Delgada, com um aumento de 15.000 m², o que permitirá duplicar a área de check-in e de portas de embarque, e triplicar o espaço destinado ao controlo de segurança. A área de controlo de fronteira será quadruplicada. Estas melhorias, sublinha a ANA|VINCI Airports, pretendem oferecer “modernidade, fluidez no percurso dos passageiros e conforto generalizado”.
No aeroporto da Horta já foram concluídas obras de remodelação que abrangeram a fachada, áreas de controlo de segurança, zonas de embarque e desembarque e área comercial. As alterações aos revestimentos incluem ainda melhorias no desempenho térmico e ambiental do edifício.
A gestora aeroportuária recorda também que o aeroporto de Ponta Delgada tem previstos investimentos adicionais de médio e longo prazo no seu Plano Diretor. O terminal micaelense foi distinguido com o nível 5 do Airport Carbon Accreditation do Airport International Council, integrando um grupo restrito de aeroportos no mundo a atingir o mais elevado nível de certificação em gestão de carbono.
A ANA – Aeroportos de Portugal gere atualmente dez aeroportos no país e integra a rede VINCI Airports desde 2013. A VINCI é considerada o principal operador privado de aeroportos a nível mundial, gerindo 72 infraestruturas em 13 países e assumindo o compromisso de atingir emissões líquidas zero até 2050.
© ANA|VINCI Airports | PE
