AÇORES PROMOVEM FORMAÇÃO PARA GUIAS DE JARDINS HISTÓRICOS EM SÃO MIGUEL E TERCEIRA

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas está a promover, até domingo, o 5.º workshop para Guias Intérpretes de Jardins Históricos, com atividades nas ilhas de São Miguel e Terceira, numa iniciativa que valoriza os jardins históricos como ativo turístico regional. A informação foi divulgada esta sexta-feira, 7 de novembro, em nota de imprensa do Governo dos Açores.

De acordo com o comunicado, o evento, organizado em parceria com a Associação Portuguesa dos Jardins Históricos (AJH), reúne cerca de 50 profissionais do setor e pretende qualificar guias e técnicos para a interpretação de jardins históricos, considerados “um ativo turístico com enorme potencial nos Açores”.

Mais do que uma ação formativa, o workshop “constitui um exemplo de valorização de um ativo turístico”, reforçando a descentralização da oferta e o reconhecimento dos recursos patrimoniais únicos do arquipélago. Ainda segundo a nota de imprensa, a iniciativa destaca “a importância da formação e qualificação dos profissionais do setor, reforçando a oferta turística e promovendo os Açores como destino cultural e sustentável”.

O programa, que decorre ao longo de quatro dias, integra uma sessão teórica — com possibilidade de participação presencial ou online — seguida de visitas a vários jardins públicos e privados em ambas as ilhas, com o objetivo de capacitar os participantes.

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas sublinha que os jardins históricos combinam “natureza, ciência, arte e história”, traduzindo o conceito de turismo experiencial que a Região pretende desenvolver. A iniciativa contribui, ainda, para a dispersão dos fluxos turísticos ao longo do ano e para o reforço da programação em época baixa.

O workshop está alinhado com o PEMTA 2030 – Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, que identifica os jardins históricos como um ativo estratégico complementar da Cultura, capaz de diferenciar a experiência turística no arquipélago.

No comunicado, o Governo dos Açores valoriza o papel da Associação Portuguesa dos Jardins Históricos na preservação e promoção deste património e reafirma o compromisso da Direção Regional do Turismo em apoiar iniciativas que valorizem os recursos naturais e culturais das ilhas. A Secretaria Regional expressa ainda o desejo de que esta edição “inspire novas colaborações e rotas de turismo cultural e de natureza no arquipélago”.

© GRA | Foto: SRTMI | PE