SOFIA FONSECA CONQUISTA SEIS MEDALHAS E SEIS RECORDES MUNDIAIS NO EUROPEU DE NATAÇÃO PARA ATLETAS COM SÍNDROME DE DOWN

A Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, felicitou a jovem atleta açoriana Sofia Fonseca, do Clube de Atividade Física dos Bombeiros de Ponta Delgada, pela “excecional prestação” no 8.º Campeonato da Europa de Natação para Atletas com Síndrome de Down, onde conquistou seis medalhas e estabeleceu seis recordes mundiais de juniores.

De acordo com uma nota de imprensa divulgada esta terça-feira, 4 de novembro, pela Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, a atleta de 13 anos destacou-se na competição europeia ao arrecadar uma medalha de ouro nos 50 metros livres, duas de prata — nos 100 metros costas e 800 metros livres — e três de bronze, nos 400 metros livres, 50 metros costas e 200 metros livres, todas na categoria Mosaico.

Além das conquistas no pódio, Sofia Fonseca alcançou um feito notável ao bater seis recordes mundiais de juniores, nas provas de 50 metros costas, 100 metros costas, 200 metros livres, 400 metros livres, 800 metros livres e 50 metros livres, resultados que, segundo o Governo Regional, “evidenciam o seu enorme talento e dedicação ao desporto”.

Na nota, Sofia Ribeiro afirmou que “a notável prestação de Sofia Fonseca constitui um motivo de orgulho para os Açores, refletindo o mérito, a disciplina e a qualidade do desporto regional”. A governante acrescentou ainda que “este resultado não só destaca o nome dos Açores no panorama desportivo internacional, como reafirma o compromisso da Região com a valorização dos seus jovens atletas e com a promoção da excelência desportiva”.

A Secretária Regional fez também questão de reconhecer o trabalho técnico e humano do treinador Carlos Pedrosa, cuja dedicação, frisou, “tem sido essencial no desenvolvimento desportivo da atleta”.

“Esta conquista reforça a notoriedade do desporto açoriano e demonstra o valor e a determinação dos seus jovens atletas, que levam o nome dos Açores mais longe, com excelência e inspiração”, concluiu Sofia Ribeiro.

© GRA | Foto: FPN | PE