
O Auditório Municipal de Velas recebeu domingo, 3 de novembro, a cerimónia de lançamento do livro “12 Anos de Mandato”, publicação que retrata o ciclo de recuperação e desenvolvimento do concelho entre 2013 e 2025, sob a presidência de Luís Silveira. O evento, segundo nota de imprensa da Câmara Municipal de Velas, marcou também um momento de homenagem e reconhecimento a colaboradores e personalidades que contribuíram para o projeto autárquico “Pela Nossa Terra”.
De acordo com a nota da autarquia, a obra “12 Anos de Mandato” documenta “um período de reabilitação e valorização do património construído, de requalificação urbana em todas as freguesias do concelho e, sobretudo, de resgate da História, Cultura e Tradições do Povo Velense com mais de 500 anos”.
No prefácio do livro, da autoria de Fátima Silveira, é sublinhado que a publicação é “um tributo a todos quanto fizeram a diferença no concelho nos últimos 12 anos, sob a liderança de um projeto desenvolvido de forma louvável”.
Durante a cerimónia, Luís Silveira — que agora encerra o seu ciclo de governação — destacou que estes 12 anos foram “uma longa caminhada” com o propósito de “fazer da nossa terra um lugar cada vez mais apetecível para viver e mais bem preparado para receber quem nos escolhe como destino de férias”.
O autarca recordou ainda os “tempos difíceis e desafiantes” enfrentados no início do mandato, marcados pela necessidade de “resgatar o município da falência, credibilizar a imagem do concelho e recuperar a esperança das pessoas num futuro mais promissor”. “Hoje assenta-se o sentimento de que tudo e todo o sacrifício valeu a pena”, afirmou, acrescentando que deixa “uma autarquia munida de condições a todos os níveis para continuar a assistir ao desenvolvimento da nossa terra”.
A sessão, descrita pela Câmara Municipal como “um momento cheio de simbolismo e emoção”, incluiu também a entrega de Medalhas de Prata do Município a dois colaboradores da autarquia — Jorge Almeida, técnico superior na área do Ambiente e coordenador municipal de Proteção Civil, e Carla Silveira, chefe do Gabinete de Apoio à Presidência — em reconhecimento da competência, lealdade e empenho demonstrados.
Foram igualmente agraciados Roger Sousa, pelo trabalho desenvolvido entre 2013 e 2021 como adjunto e chefe de gabinete, e Mário José Soares, pela contribuição enquanto presidente do conselho executivo da Associação Cultural das Velas.
Outros reconhecimentos foram atribuídos a Jorge Humberto Henriques, chefe de Divisão de Urbanismo e Serviços Urbanos, e Maria da Encarnação Pereira Soares, dirigente da Unidade Orgânica de Finanças e Património, pela dedicação demonstrada entre 2013 e 2025.
A autarquia distinguiu ainda os presidentes da Assembleia Municipal, vereadores e presidentes de junta de freguesia eleitos entre 2013 e 2025, num gesto de agradecimento pelo trabalho em prol do concelho.
Foram também homenageadas a professora Maria Teresinha Soares, pela sua participação no projeto “Pela Nossa Terra”, e Maria Deolinda Luís Silveira, mãe do presidente, reconhecida pelo “papel determinante no apoio ao presidente da edilidade”.
Antes da cerimónia de lançamento, foi inaugurado o Monumento “Um Ciclo de Recuperação e Desenvolvimento”, da autoria do escultor Jorge Fonseca, e apresentada a Medalha Comemorativa concebida pelo arquiteto Júlio Rodrigues, ambas instaladas junto ao Auditório Municipal de Velas.
Segundo a Câmara Municipal de Velas, este conjunto de iniciativas procurou celebrar “um ciclo de doze anos de trabalho, dedicação e progresso, marcado pelo compromisso de fazer mais e melhor pela terra e pelas pessoas”.
© CMV | Foto: CMV | PE
