
Todos os açorianos registados na aplicação mySaúde Açores já podem consultar, em tempo real, os tempos de espera nas urgências hospitalares. O anúncio foi feito pela Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, durante a cerimónia que assinalou a integração do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, na plataforma digital.
Com a integração do HDES no mySaúde Açores, o Governo Regional deu por concluído o processo de ligação de todas as unidades de saúde e hospitais do arquipélago à plataforma, anunciou a Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social em nota de imprensa divulgada este domingo, 2 de novembro.
De acordo com o mesmo comunicado, os utentes do Serviço Regional de Saúde (SRS) passam agora a poder visualizar, através da aplicação, os tempos de espera nas urgências, com base na triagem de Manchester. A nova funcionalidade permite saber quantas pessoas se encontram em espera e em que categoria, com atualização em tempo real.
Entre as novidades agora disponíveis, destaca-se também o acesso às referenciações para consultas e cirurgias, incluindo a data de inscrição, bem como a introdução de inquéritos de satisfação sobre os cuidados prestados, com o objetivo de “um acompanhamento mais próximo das necessidades dos utentes e a melhoria contínua dos serviços”, lê-se na nota de imprensa.
Durante a cerimónia, Mónica Seidi agradeceu o empenho dos profissionais envolvidos, salientando “o esforço considerável no carregamento de toda a informação”, um processo que classificou como “particularmente complexo”, tendo em conta a dimensão e o número de utentes do HDES. A governante acrescentou que ainda decorre o carregamento do histórico de episódios clínicos desde 1 de janeiro de 2024.
O mySaúde Açores é cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem a Siemens Healthineers como parceiro tecnológico. Segundo a nota, o projeto ultrapassou as metas definidas, contando já com mais de 30 mil açorianos registados na aplicação.
Mónica Seidi reafirmou a confiança no projeto, sublinhando que este “posiciona o arquipélago dos Açores como visionário no uso das novas tecnologias para a melhoria da prestação de cuidados de saúde num território marcado pela dispersão geográfica, colocando os utentes no centro do sistema de saúde”.
© GRA | Imagem: SRSSS | PE
