ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ENTREGA HOJE O PRÉMIO LITERÁRIO VITORINO NEMÉSIO NA OUTONO VIVO 2025

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, preside esta segunda-feira, 3 de novembro, à cerimónia de entrega do Prémio Literário Vitorino Nemésio, que terá lugar às 18h00, no foyer do Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, no âmbito do Festival Literário Outono Vivo 2025.

De acordo com uma nota de imprensa da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), A sessão de entrega do Prémio Literário Vitorino Nemésio contará com a presença do Presidente da Assembleia, Luís Garcia, e integra-se no programa oficial do festival Outono Vivo, organizado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória.

A cerimónia inicia-se com as boas-vindas da Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, seguindo-se o anúncio do vencedor da primeira edição do prémio, a cargo do Presidente do Júri, Professor Doutor Eduardo Ferraz da Rosa, que fará uma breve nota de enquadramento sobre o mérito literário da obra distinguida.

Após a revelação do vencedor, terá lugar a entrega do prémio pelo Presidente da ALRAA e pelos membros do júri, que serão igualmente reconhecidos pela Assembleia Legislativa pelo contributo prestado a esta primeira edição.

A cerimónia encerra com um momento musical protagonizado por João da Ilha (voz e guitarra), que interpretará temas inspirados em poemas de Vitorino Nemésio, evocando o legado literário e afetivo do autor praiense.

O livro Irma, obra vencedora da edição inaugural do Prémio Literário Vitorino Nemésio, será apresentado publicamente logo após a cerimónia, no bar da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, numa sessão conduzida pela Professora Doutora Leonor Almeida.

Instituído pela Resolução da ALRAA n.º 12/2024/A, o Prémio Literário Vitorino Nemésio tem como objetivo homenagear o poeta e escritor açoriano, perpetuando o seu nome e valorizando a açorianidade na cultura portuguesa, ao mesmo tempo que incentiva a criação literária e o gosto pela leitura e pela escrita.

© ALRAA | PE