PS/AÇORES ACUSA GOVERNO REGIONAL DE ABANDONAR PROGRAMA DE DIGITALIZAÇÃO EMPRESARIAL

O deputado do PS/Açores, Russell Sousa, acusou o Governo Regional de ter “abandonado” a Rede Empresa Digital Açores, um programa criado sob governação socialista que, segundo o parlamentar, teve um papel decisivo na modernização e competitividade das pequenas e médias empresas da Região.

Em nota de imprensa emitida sexta-feira, 31 de outubro, o Partido Socialista dos Açores lamenta a “falta de continuidade” do projeto Rede Empresa Digital Açores, que considera ter sido “uma das iniciativas mais eficazes de aproximação das empresas às ferramentas digitais”.

O programa, lançado durante um executivo socialista, contou com a adesão de mais de 1.200 empresas açorianas, e integrou ainda a Distinção Empresa Digital Açores, uma iniciativa que premiava boas práticas de inovação e transformação digital. Em 2020, foram distinguidas 40 empresas, reconhecidas pelo investimento em processos de modernização tecnológica.

“Estamos a falar de um programa que funcionava, com provas dadas. Não compreendemos por que razão foi deixado cair sem explicações, prejudicando a dinâmica de capacitação digital das nossas empresas”, afirmou Russell Sousa, citado no comunicado.

O deputado socialista critica ainda a ausência de informação pública sobre a continuidade do programa desde a formação do atual Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM, com apoio do Chega, alegando que “o projeto perdeu visibilidade e acompanhamento”. Entre as dúvidas levantadas pelo PS/Açores estão o número de edições do Prémio Empresa Digital realizadas, os valores investidos e o ponto de situação das candidaturas associadas ao Upgrade Digital Empresarial, incluindo “eventuais montantes em dívida”.

“O Governo tem de assegurar previsibilidade e confiança às empresas. Não basta anunciar fundos, é preciso executar, pagar a tempo e reconhecer quem trabalha para inovar”, sublinhou o parlamentar.

Russell Sousa defende que é “urgente retomar uma estratégia consistente de transformação digital”, que apoie o esforço das empresas açorianas e contribua para “uma economia regional mais moderna e competitiva”.

“O PS/Açores continua a defender políticas públicas que apoiem e acelerem a inovação empresarial, porque esse é o caminho para criar valor, emprego e oportunidades para os Açorianos”, conclui a nota de imprensa.

© PS/A | Foto: PS/A | PE