
A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu várias armas de fogo e detetou três infrações ao Regime Jurídico de Armas e Munições durante um conjunto de ações de fiscalização realizadas ao longo do mês de outubro na ilha de São Miguel. A informação foi divulgada esta sexta-feira, 31 de outubro, pelo Núcleo de Imprensa e Relações Públicas do Comando Regional da PSP dos Açores.
De acordo com o comunicado à imprensa da PSP, as operações foram conduzidas pelo Núcleo de Armas e Explosivos do Comando Regional dos Açores e tiveram como objetivo reforçar a prevenção, segurança e fiscalização no uso e porte de armas de fogo.
As ações incidiram, em particular, sobre proprietários de armas com licenças caducadas, bem como na verificação das condições de segurança das armas guardadas em residências e no cumprimento das obrigações legais impostas aos seus detentores.
Em resultado das diligências, a PSP procedeu à apreensão de três armas de fogo longas (armas de caça) e recebeu a favor do Estado três armas curtas e uma arma longa, voluntariamente entregues pelos seus proprietários.
As fiscalizações resultaram ainda na deteção de três infrações ao Regime Jurídico de Armas e Munições, relacionadas com:
- caducidade da licença de uso e porte de arma, sem que tivesse sido promovida a sua renovação dentro do prazo legal de 180 dias;
- falta de seguro de responsabilidade civil válido;
- e não comunicação de alteração de domicílio à entidade licenciadora no prazo de 30 dias.
Segundo a PSP, estas ações de fiscalização integram uma estratégia permanente de prevenção destinada a evitar incidentes com armas de fogo e a reforçar o sentimento de segurança da população.
“A verificação das condições de segurança exigidas para a detenção, uso e porte de armas de fogo é um dos objetivos primordiais do Núcleo de Armas e Explosivos”, refere o comunicado, sublinhando a importância da vigilância contínua e do cumprimento rigoroso da lei por parte dos detentores de armas.
© CR-PSP-A | Foto: CR-PSP-A | PE
