
A Junta de Freguesia de Santa Cruz realizou na quarta-feira, 29 de outubro, a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos, marcando o início oficial do mandato 2025-2029.
De acordo com uma nota divulgada esta quinta-feira, 30 de outubro, na página oficial da Junta de Freguesia de Santa Cruz no Facebook, a cerimónia assinalou a entrada em funções do novo executivo e da nova Assembleia de Freguesia, que assumem o compromisso de servir a população “com transparência, proximidade e dedicação”.
O executivo da Junta de Freguesia é composto por José Esteves, tendo Lucas Almeida como secretário, e Bruna Garcia como tesoureira. Integram ainda a equipa executiva Samuel Borges (1.º vogal) e Carolina Ormonde (2.ª vogal).
Já a Assembleia de Freguesia de Santa Cruz será presidida por Andreia Vasconcelos, contando com Otília Costa como 1.ª secretária e Ivo Moreno como 2.º secretário. O órgão é ainda constituído por Rafael Tavares Lima, Nuno Meneses, Carolina Pereira, Ângelo Barcelos, André Ribeiro, António Avelino Borges, Tânia Silva, Cláudia Ávila, Hélio Machado e Osório Silva.
Na publicação, a Junta sublinha que “foi dado o primeiro passo para uma caminhada feita em prol da freguesia”, destacando o papel do diálogo, do respeito e da democracia como princípios orientadores do novo mandato.
“Cada decisão reflete a vontade e o bem-estar da comunidade. É juntos — ouvindo, debatendo e construindo — que garantimos um futuro mais justo e transparente para todos os santa-cruzenses”, lê-se na nota publicada pela autarquia.
A coligação PSD/CDS-PP, liderada por José Esteves, venceu as eleições autárquicas de 12 de outubro para a Assembleia de Freguesia de Santa Cruz, com 48,88% dos votos, correspondentes a 1.418 sufrágios.
O candidato António Avelino Borges, em representação do Partido Socialista (PS), obteve 44,85% dos votos, o equivalente a 1.301 eleitores, ficando a apenas 117 votos de diferença. Já a CDU — coligação que integra o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) — reuniu 1,86% dos votos, num total de 56 sufrágios.
Com base nestes resultados, a coligação PSD/CDS-PP conquistou sete mandatos na Assembleia de Freguesia, enquanto o PS elegeu seis.
A vitória marca o regresso do PSD à liderança da principal freguesia do concelho da Praia da Vitória, 16 anos depois, agora em coligação com o CDS-PP, consolidando assim uma mudança no panorama político local.
© JFSC | Foto: JFSC | PE
