
A Junta de Freguesia das Lajes anunciou esta semana a tomada de posse dos novos membros do Executivo da Junta de Freguesia e da Assembleia de Freguesia, realizada a 24 de outubro, para o quadriénio 2025-2029. A informação foi divulgada numa nota publicada nas redes sociais oficiais da autarquia.
De acordo com o comunicado, o Executivo da Junta passa a ser liderado por Eduardo Azevedo, como presidente, tendo Inês Medeiros como tesoureira e Dídia Jesus como secretária.
Na Assembleia de Freguesia, a presidência é assumida por Paulo Aguiar, estando a composição do órgão distribuída por duas forças políticas. Pela bancada do Partido Socialista (PS) tomaram posse Ana Figueiras, Filomena Sampaio, Bruno Leonardo e Hugo Ormonde. Já a coligação PSD/CDS-PP está representada por Eduardo Espínola, Nuno Godinho, Rute Martins e César Toste.
Ainda segundo a nota publicada no Facebook, o novo Executivo compromete-se a “dar continuidade ao trabalho desenvolvido em prol do bem-estar da população”, salientando a intenção de reforçar a colaboração com instituições locais e de promover uma participação mais ativa dos cidadãos na vida da freguesia.
Eduardo Azevedo assume a presidência da Junta de Freguesia das Lajes, sucedendo a César Toste, que liderou os destinos da vila ao longo dos últimos 12 anos.
Nas eleições autárquicas de 12 de outubro, a candidatura do Partido Socialista obteve 51,49% dos votos para a Assembleia de Freguesia, assegurando a maioria dos mandatos. A coligação PSD/CDS-PP, encabeçada por Eduardo Espínola, alcançou 43,11% dos sufrágios, enquanto a coligação CDU (PCP/Verdes) não foi além de 0,89%.
De acordo com estes resultados, o PS conquistou cinco mandatos no órgão deliberativo da freguesia, contra quatro atribuídos à coligação PSD/CDS-PP.
Assim, após doze anos de governação social-democrata, os socialistas retomam a liderança da única vila do concelho da Praia da Vitória.
© JFL | Foto: JFL | PE
