
O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, presidiu esta terça-feira à entrega de 80 certificados de formação a profissionais do setor agrícola e zootécnico da Terceira, reafirmando o compromisso do Governo Regional com a qualificação contínua dos produtores.
De acordo com uma nota de imprensa da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, enviada às redações, foram concluídos cinco cursos promovidos pelo Serviço de Desenvolvimento Agrário da Ilha Terceira (SDAT). No total, receberam certificação 13 formandos no curso de Cultura da Bananeira, 18 no curso de Atualização em Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos, 17 no curso de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos, 18 no curso de Controlo Integrado de Roedores na RAA – Operadores Autorizados e 14 no curso de Operação com Motosserra em Segurança.
Na sessão, que decorreu “num ambiente de reconhecimento e valorização profissional”, António Ventura destacou a formação contínua como “pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável da agricultura nos Açores”. O governante sublinhou que estes cursos “visam capacitar os profissionais enquanto Operadores Económicos, promovendo boas práticas agrícolas, segurança na aplicação de produtos fitofarmacêuticos e o cumprimento das normas técnicas exigidas no setor”.
A Secretaria recorda que a atualização de conhecimentos é essencial num contexto de “novas doenças nos animais, novas substâncias de combate a doenças animais e vegetais” e perante “as novas exigências para a segurança alimentar e saúde pública” e o avanço das tecnologias aplicadas à agricultura.
Ventura afirmou ainda que a formação agrícola irá manter-se como prioridade, incluindo novas áreas como agricultura de carbono, inteligente, de precisão e economia circular, classificadas como “agriculturas de sustentabilidade”, que promovem maior eficiência, evitam desperdícios, reduzem necessidades de mão-de-obra e contribuem para a diminuição das importações alimentares.
O secretário regional concluiu frisando que “o futuro da agricultura nos Açores depende, em muito, da formação agrícola que deve ser continuada e de vanguarda”, reforçando que só assim os agricultores poderão responder às expectativas dos consumidores e valorizar os recursos endógenos do arquipélago.
© GRA | Foto: SRAA | PE
