
O Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil Fortis, da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, foi distinguido com o Prémio BPI Fundação “la Caixa” Infância 2025, pela implementação do projeto ECO FORTIS, que promove a inclusão social, o sucesso escolar e a saúde mental de crianças e jovens vulneráveis.
Segundo uma nota enviada esta terça-feira ao Praia Expresso, pela Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória (SCMPV), o prémio, atribuído anualmente, distingue iniciativas que atuam no combate à pobreza infantil, promovendo o desenvolvimento e a formação de crianças e adolescentes em risco, reforçando o papel da família e da comunidade educativa.
Criado em 2020, o ECO FORTIS alia a agricultura biológica a práticas de mindfulness, trabalhando com jovens em idade escolar e jovens NEET — que não estudam, não trabalham nem estão em formação — através da formação não formal e do desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. O objetivo é “promover percursos escolares de sucesso, a educação ambiental, a saúde mental e a inclusão social”, destaca a instituição.

A SCMPV sublinha que esta distinção representa “o reconhecimento público de uma aposta institucional na inovação social e educativa”, bem como da “dedicação, competência e espírito de missão” da equipa técnica e dos formadores do CDIJ Fortis, que “sempre acreditaram no potencial de cada jovem”.
O projeto conta com a parceria da BioFontinhas e da BioAzórica, reforçando a vertente ecológica e sustentável da iniciativa. Na área escolar, é desenvolvido em colaboração com as escolas do concelho da Praia da Vitória e com a Direção Regional da Educação, enquanto o trabalho com jovens NEET é realizado em articulação com a Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego, através do Gabinete de Orientação Vocacional e Profissional.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu a 23 de setembro, com a presença do Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, Francisco Ferreira, e do gestor do projeto, Alvarino Pinheiro.
Na nota, do BPI Fundação “la Caixa” que o Praia Expresso teve acesso, a instituição expressa ainda um “sincero agradecimento a todos aqueles que acreditaram, confiaram, sonharam e permitiram que este projeto possa ganhar VIDA, no sentido literal da palavra”.
© BPI Fundação “la Caixa” | Fotos: BPI Fundação “la Caixa” | PE
