
O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, Francisco Pimentel, afirmou que a proposta de Orçamento do Estado para 2026 (OE2026) representa uma “valorização” dos trabalhadores da Administração Pública e demonstra “o cuidado do Governo da AD – Aliança Democrática” com este setor essencial.
O social-democrata falava na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, durante a audição ao Ministro de Estado e das Finanças, tendo salientado que o Orçamento “só pode ser considerado um bom Orçamento do Estado”, ao assegurar aumentos salariais entre 6,5% e 2,15% em 2026, “acima da inflação prevista, para os funcionários públicos”.
Numa nota de imprensa divulgada ontem, segunda-feira, 27 de outubro de 2025, pelo Gabinete de Imprensa do PSD/Açores, e que serve de base à informação agora tornada pública, Francisco Pimentel destacou ainda que o OE2026 “baixa os impostos”, “aponta para um crescimento económico” e mantém “a preocupação da redução da Dívida Pública”, objetivos que, defendeu, “indicam bem o rumo que Luís Montenegro pretende para o País e para as Regiões Autónomas”.
obre o impacto do orçamento nos Açores, o deputado realçou as “transferências extraordinárias na ordem dos 150 milhões de euros” para apoiar os compromissos regionais no âmbito da execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Pimentel classificou esta aposta como demonstrativa de “um Orçamento do Estado solidário e amigo dos Açores”.
A proposta de OE2026 encontra-se em debate na Assembleia da República, seguindo posteriormente para votação na especialidade e final global.
© PSD/A | Foto: PSD/A | PE
