
A taxa de cobertura de médicos de família na ilha Terceira alcançou os 92%, ultrapassando pela primeira vez a fasquia dos 90%, anunciou hoje a Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, após uma reunião com o Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Terceira (USIT).
A informação consta de uma nota de imprensa divulgada esta terça-feira pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, onde se refere que este avanço resulta, em parte, da contratação de três novos médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar. Dois destes profissionais irão reforçar os cuidados na Praia da Vitória, elevando a cobertura neste concelho para 94%, enquanto o terceiro ficará colocado em Angra do Heroísmo, que passa a contar com uma taxa de 90%.
“De momento, temos 12 internos em formação, sendo que dois deles terminam em 2026. Queremos tratar do procedimento concursal com celeridade, sendo que ainda durante este ano vamos abrir mais um procedimento para um interno que terminou a semana passada”, afirmou Mónica Seidi, citada na nota.
A governante destacou ainda o aumento da atividade assistencial na Terceira, salientando progressos em áreas como consultas médicas e de enfermagem, sessões de fisioterapia e exames de raio-x.
No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a Secretária Regional anunciou também a aquisição de 17 viaturas para a USIT, representando um investimento próximo de um milhão de euros, destinado a reforçar os cuidados de saúde de proximidade prestados à população.
© GRA | Foto: SRSSS | PE
