
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, defendeu hoje o reforço de uma “cultura de proteção civil quotidiana” na população açoriana, durante uma audiência com o Secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, no Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada.
De acordo com a nota de imprensa divulgada esta terça-feira pela Presidência do Governo Regional, o chefe do Executivo destacou a necessidade de todos os cidadãos sentirem “confiança apesar dos riscos nas geografias” do arquipélago, valorizando o trabalho conjunto entre entidades regionais e nacionais nesta área.
José Manuel Bolieiro reconheceu que os Açores enfrentam “mais contingências” em matéria de proteção civil do que “recursos disponíveis”, considerando por isso essencial promover “uma boa dialética e sinergias” entre os responsáveis regionais e profissionais do setor em todo o país.
“Deixo uma palavra de reconhecimento ao Secretário de Estado, que começa bem a sua missão, com a compreensão da complexidade da mesma e o entendimento do país inteiro”, afirmou o governante, citado na mesma nota.
Na reunião participaram também o Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, e o Presidente da Proteção Civil dos Açores, Rui Andrade. Entre os temas debatidos estiveram a aplicação de fundos comunitários, o quadro legal das corporações de bombeiros e o papel dos municípios no sistema de proteção civil.
© GRA | Foto: MM | PE
