PS/AÇORES CRITICA ATRASOS NO CAIS MULTIUSOS E QUEBRAS DO TURISMO NA TERCEIRA

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista dos Açores realizou este fim de semana, as suas Jornadas Parlamentares na ilha Terceira, com visitas à empresa pública Portos dos Açores e ao The Book Hotel, no contexto de uma intervenção focada nos desafios económicos da ilha. As posições políticas agora divulgadas constam de uma nota de imprensa do Grupo Parlamentar socialista.

O deputado Marco Martins apontou o Cais Multiusos da Praia da Vitória como uma prioridade estratégica para “o desenvolvimento económico da ilha, do grupo central e da Região”. No entanto, criticou os atrasos verificados: “Este projeto arrasta-se há demasiado tempo e é urgente iniciar as obras para reforçar a competitividade da Terceira”, afirmou.

Para o parlamentar do PS/Açores, o investimento — “há muito anunciado” — deve finalmente sair do papel, exigindo ao Governo Regional da Coligação PSD/CDS/PPM “execução, transparência e compromisso real com a Terceira, em vez de viver de promessas sucessivas”.

Marco Martins alertou ainda para a necessidade de uma “visão integrada” das infraestruturas, lembrando que a Terceira dispõe de “duas portas de entrada estratégicas — o porto e o aeroporto”. Nesse sentido, recordou que, “no âmbito do Sustentável 2030, estão previstos cerca de 100 milhões de euros”, lamentando que o Executivo continue “sem apresentar um plano claro para transformar esses recursos em desenvolvimento concreto”.

No âmbito do turismo, o deputado José Miguel Toste reconheceu que os investimentos privados, como o The Book Hotel, “demonstram a confiança dos empresários terceirenses”, mas advertiu que estes não têm sido acompanhados pela “necessária captação de fluxos turísticos”.

Toste afirmou que, “enquanto os Açores crescem, o turismo na Terceira tem vindo a registar quebras preocupantes, inclusive nos meses da época alta”, considerando esta tendência “o reflexo direto da falta de planeamento e da ausência de uma estratégia clara para o setor”. O deputado referiu ainda que dados oficiais apontam para “três meses consecutivos de descida nas dormidas turísticas e um crescimento de proveitos muito inferior à média regional”.

Perante este cenário, o PS/Açores garante que continuará a defender políticas que assegurem “estabilidade nas ligações aéreas, reforcem a promoção da ilha e valorizem o património e a identidade cultural da Terceira”, concluiu José Miguel Toste.

© PS/A | Foto: PS/A | PE