AÇORES REFORÇAM RESPOSTA A CATÁSTROFES COM FORMAÇÃO INTERNACIONAL MRMI

A preparação integrada para cenários de catástrofe voltou a estar no centro da atuação do Governo dos Açores com a realização, na Praia da Vitória, do curso Medical Response to Major Incidents (MRMI), iniciativa que a Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, considera essencial para “uma resposta cada vez mais eficaz” em situações de emergência. A informação consta de uma nota de imprensa divulgada este domingo, 26 de outubro, pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social.

Na nota, a governante destaca que o MRMI “permite simulações muito aproximadas da realidade e capacita profissionais, de saúde ou não”, contribuindo para o reforço das competências de todos os intervenientes no Sistema Integrado de Emergência Médica.

Mónica Seidi frisa ainda que a formação não se dirige exclusivamente ao setor da saúde: “O MRMI não é direcionado apenas para profissionais de saúde. Destina-se aos profissionais das diferentes áreas de intervenção, nomeadamente bombeiros, técnicos de emergência, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, agentes de proteção civil, forças militares e de segurança, Polícia Judiciária, assessores de comunicação, jornalistas, bem como todos os profissionais com responsabilidade de gestão, de comando e controlo nos Sistemas Integrados de Emergência Médica”.

Segundo a mesma nota de imprensa, o curso constitui uma formação internacional pós-graduada que promove uma resposta integrada à catástrofe por todas as estruturas da Proteção Civil. A Secretária Regional sublinha a importância de manter o investimento nas pessoas: “É essencial continuarmos a formar todas as entidades diretamente envolvidas em situações como esta, todos os profissionais da Direção Regional da Saúde, Proteção Civil e Bombeiros, para que de facto possamos continuar a dar uma resposta cada vez mais eficaz a situações que podem levar a vítimas mortais”.

A edição de 2025 do MRMI contou com 130 inscritos e teve como parceiros do Governo dos Açores a Escola Profissional da Praia da Vitória, a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória.

© GRA | Foto: SRSSS | PE