FREDERICO SOUSA INICIA NOVO MANDATO EM LAGOA COM FOCO NAS PESSOAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Frederico Sousa tomou posse como Presidente da Câmara Municipal de Lagoa para um novo mandato, numa cerimónia realizada na quarta-feira, 22 de outubro, nos Paços do Concelho, perante uma sala cheia. Entre agradecimentos e compromissos, o autarca traçou as prioridades para os próximos anos, com enfoque em políticas sociais, desenvolvimento económico e melhoria das acessibilidades. As informações constam de nota de imprensa divulgada quinta-feira pela Câmara Municipal na Internet.

A sessão, orientada pelo Presidente cessante da Assembleia Municipal, Rodrigo Oliveira, assinalou também a entrada em funções dos novos eleitos para a Câmara e Assembleia Municipal de Lagoa. Na ocasião, Frederico Sousa destacou o “trabalho exemplar” desenvolvido por Rodrigo Oliveira e agradeceu aos autarcas que agora cessam funções, referindo que terminam o mandato “com o sentido de dever cumprido”, segundo a nota de imprensa.

O presidente reeleito dirigiu ainda palavras aos vereadores da oposição, António Vasco Viveiros e Duarte Borges, pela “participação democrática e colaborativa que permitiu realizar um trabalho profícuo em prol da Lagoa, em que os interesses dos Lagoenses estiveram sempre em primeiro lugar”. Manifestou também reconhecimento aos membros da Assembleia Municipal que não renovam o mandato.

Sobre o novo Presidente da Assembleia Municipal, Ricardo Martins Mota, Frederico Sousa afirmou que representa “um exemplo de competência, seriedade, tolerância, dedicação e envolvimento social”.

O autarca afirmou que pretende “construir uma Lagoa que respeita o passado, mas perspetiva o futuro, aberta às famílias e aos jovens, que cuida dos mais velhos e se prepara para fixar as novas gerações”. Reforçou igualmente a gratidão aos trabalhadores municipais, “que diariamente se dedicam ao serviço público, desempenhando as suas funções com empenho e competência”.

Eleito a 12 de outubro pelo Partido Socialista, com mais de 74 por cento dos votos, Frederico Sousa afirmou que esta é “uma vitória de todos os que caminharam ao nosso lado e daqueles que nos desafiaram a ser melhores”. Reiterou que “os desafios são muitos, a responsabilidade é grande, mas a vontade de servir é ainda maior”, sublinhando o compromisso com rigor, transparência e investimento nas pessoas.

Entre as prioridades para o novo mandato, o autarca destacou medidas concretas para habitação, mobilidade, desenvolvimento económico, ambiente e apoio social. Segundo a mesma nota, pretende desenvolver projetos em parceria com o Governo Regional, como a reabilitação da Fábrica do Álcool, o reforço da segurança rodoviária com radares, o alargamento da SCUT no troço de Santa Cruz e a construção de um novo acesso para melhorar as acessibilidades na zona de expansão. Inclui-se ainda a requalificação da Escola Básica e Integrada Padre João José do Amaral, prevendo a passagem do pavilhão para gestão municipal.

No setor social, o presidente realçou o reforço do apoio à infância e aos idosos, com aumento de vagas na creche, ampliação do Lar de Santo António e criação de nova resposta descentralizada em Água de Pau. A intensificação do combate às dependências e o aumento da oferta habitacional foram igualmente referidos como objetivos prioritários.

A cerimónia marcou o ponto de partida para um novo ciclo autárquico em Lagoa, com Frederico Sousa a afirmar a ambição de liderar um concelho “mais preparado para o futuro” e com políticas que coloquem os lagoenses “no centro da ação municipal”.

© CML | Foto: CML | PE