
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, iniciou na sexta-feira uma visita oficial de dois dias às ilhas das Flores e do Corvo, acompanhado pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, com destaque para projetos estruturantes no Grupo Ocidental.
O Chefe de Estado regressou ao arquipélago a convite do Governo Regional, tendo iniciado o programa no Porto das Lajes das Flores, onde acompanhou uma apresentação técnica sobre o projeto de reconstrução daquela infraestrutura portuária, severamente afetada pelo furacão Lorenzo em 2019. A informação consta de um comunicado de imprensa divulgado hoje pela Presidência do Governo Regional.
A obra, com um investimento global superior a 194 milhões de euros, “representa uma das maiores obras públicas da história recente da Região”, procurando garantir melhores condições de segurança, eficiência e capacidade operacional no abastecimento marítimo da ilha. O projeto inclui o prolongamento do molhe principal, um novo cais com 170 metros, uma plataforma logística com 40 metros de largura e a modernização das redes de energia, água e iluminação.
Marcelo Rebelo de Sousa assistiu também a uma sessão técnica sobre o Radar Meteorológico das Flores, instalada no Morro Alto e promovida pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Este equipamento, integrado na Rede Nacional de Radares Meteorológicos, foi financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Hub Azul, representando um investimento de cerca de 4,9 milhões de euros. A nova infraestrutura reforça a capacidade dos Açores na monitorização de fenómenos meteorológicos num raio de até 300 quilómetros.
Para José Manuel Bolieiro, esta deslocação presidencial constitui “um gesto de proximidade e de reconhecimento, que reforça a coesão nacional e valoriza o contributo dos Açores para o país”. O Presidente do Governo Regional sublinhou ainda que “as Flores e o Corvo são territórios de futuro, símbolos de sustentabilidade e de afirmação atlântica, que merecem a atenção e o respeito do Estado”.
A acompanhar a visita estão o Representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Pedro Catarino, e o Presidente da Assembleia Legislativa, Luís Garcia.
© GRA | Foto: MM | PE
