
O X Congresso Regional dos Trabalhadores Social-Democratas (TSD/Açores) realiza-se nos dias 25 e 26 de outubro, no Azoris Royal Garden, em Ponta Delgada, sob o tema “Emprego e Sindicalismo em transição”. O encontro, que reunirá cerca de 100 congressistas, vai centrar-se nos desafios do trabalho e da representação sindical num contexto de mudança. A informação foi divulgada esta quinta-feira, 23 de outubro, em nota de imprensa do Gabinete de Imprensa do PSD/Açores.
De acordo com a nota de imprensa, o congresso dos TSD/Açores, estrutura autónoma do Partido Social Democrata (PSD) dedicada à defesa dos trabalhadores, reunirá 82 delegados de todas as ilhas do arquipélago, além de dirigentes sindicais filiados na organização.
O encontro terá como eixo central a reflexão sobre “a situação laboral e sindical dos Açores”, procurando também analisar “os desafios que se colocam aos trabalhadores, num tempo marcado por profundas transformações no mundo do trabalho”.
O atual presidente dos TSD/Açores, Joaquim Machado, é candidato à reeleição e subscreve a moção de estratégia intitulada “Emprego e Sindicalismo em transição”, que servirá de base aos debates ao longo do congresso.
A sessão de abertura está marcada para sábado, 25 de outubro, às 10h30, e contará com as intervenções de Joaquim Machado, Pedro Roque (Secretário-Geral dos TSD), Luís Pereira (Secretário-Geral do PSD/Açores) e Reinaldo Arruda (presidente do Secretariado da ilha de São Miguel).
Já a sessão de encerramento, que terá lugar no domingo, 26 de outubro, pelas 10h00, contará com a presença do Presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, e de Joaquim Machado, enquanto presidente dos TSD/Açores.
Segundo a nota de imprensa, o congresso pretende reafirmar “o papel dos TSD como voz ativa na defesa dos direitos laborais e na promoção de políticas de emprego que valorizem os trabalhadores açorianos”.
O evento ocorre num contexto de “transformações estruturais no mercado de trabalho”, marcado pela digitalização, pela transição energética e pelas novas formas de emprego, temas que, de acordo com a organização, “exigem respostas inovadoras e sustentáveis para garantir condições de trabalho dignas e equilibradas em todas as ilhas dos Açores”.
© PSD/A | Foto: PSD/A | PE
