MÓNICA SEIDI DESTACA APOSTA NA TELEMEDICINA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA SAÚDE DOS AÇORES

A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, defendeu esta quarta-feira, 22 de outubro, a importância crescente da tecnologia no setor da saúde e reiterou a “aposta forte” do Governo Regional na telemedicina, como forma de garantir maior conforto e acessibilidade aos utentes. As declarações foram proferidas na abertura do evento Azores Senior Tech Expo, na Madalena, ilha do Pico, e constam de uma nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social.

De acordo com a nota de imprensa, Mónica Seidi destacou o papel determinante da tecnologia na modernização dos cuidados de saúde e no apoio social, salientando que “o envelhecimento populacional tem impulsionado a procura de soluções tecnológicas que promovam a autonomia, o bem-estar e a inclusão social, também a nível da pessoa idosa e com grau de dependência”.

A governante lembrou o sucesso da aplicação mySaúdeAçores, recentemente implementada, que permite aos cidadãos o acesso digital a diversos serviços e informações médicas, e incentivou o reforço da telemedicina, sublinhando o compromisso do Governo em “dar mais conforto aos doentes, evitando deslocações desnecessárias e garantindo sempre acessibilidade aos centros de saúde”.

Na abertura do Azores Senior Tech Expo, evento dedicado à inovação tecnológica no apoio à população sénior, a Secretária Regional apontou ainda exemplos de soluções tecnológicas aplicadas à saúde e ao setor social, destacando o protocolo estabelecido entre a Cruz Vermelha Portuguesa e o Instituto da Segurança Social dos Açores (ISSA).

Esse acordo, conforme recordou, “apoia residentes na Região com 65 ou mais anos com grau de dependência ou incapacidade devidamente comprovado”, representando “uma resposta prática e humana que alia a tecnologia ao cuidado e à proximidade social”.

Mónica Seidi reforçou que o Governo dos Açores continuará a investir na digitalização dos serviços de saúde, na melhoria da acessibilidade e na implementação de soluções inovadoras que “contribuam para uma maior qualidade de vida, especialmente entre os mais vulneráveis”.

O Azores Senior Tech Expo decorreu na Madalena, na ilha do Pico, reunindo profissionais de saúde, técnicos sociais, investigadores e representantes institucionais para debater o papel da tecnologia no apoio à população idosa e na promoção de uma sociedade mais inclusiva.

© GRA | Foto: SRSSS | PE