
O Movimento de Cidadãos Poço da Ribeira do Ferreiro enviou esta terça-feira, 22 de outubro, um novo e-mail ao Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, a solicitar esclarecimentos sobre a ausência de resposta a um ofício remetido há seis meses. No documento, a que o Praia Expresso teve acesso, o grupo pede a confirmação da receção da correspondência e reitera o pedido de compromissos escritos quanto à gestão da área natural localizada na ilha das Flores.
O Movimento de Cidadãos Poço da Ribeira do Ferreiro voltou a contactar o Governo Regional dos Açores (GRA), manifestando “estranheza e preocupação” por não ter obtido qualquer resposta ao ofício enviado em 25 de março de 2025. O grupo de cidadãos florentinos recorda que, na altura, solicitou ao executivo liderado por José Manuel Bolieiro a “clarificação de várias questões em aberto” e um “compromisso por escrito” quanto ao cumprimento das medidas anunciadas pelo Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática sobre o acesso e a preservação da área do Poço da Ribeira do Ferreiro.
No novo e-mail, datado de 22 de outubro e assinado por sete representantes — Manuel Menezes de Sequeira, José António Corvelo Freitas, Maria Manuela Ponte, Francisco Pimentel, Jaen Nieto Amat, Victor José Lourenço Fagundes e António Eduíno Valadão Eduardo —, o movimento refere que, até à data, não recebeu “resposta, nem tão pouco o simples reconhecimento da recepção” do ofício anterior.
O grupo admite a possibilidade de “um problema informático” ter causado o eventual extravio da correspondência e, por isso, solicita ao Presidente do Governo Regional que confirme se o documento foi efetivamente recebido e, em caso afirmativo, se foi enviada alguma resposta. Caso não tenha havido resposta, os signatários pedem que esta seja “enviada assim que possível” e que seja “imediatamente” reconhecida a receção da nova comunicação.
© MCPRF | PE
