
Mais de 750 crianças e jovens açorianos estão já inscritos na edição 2025/2026 da Academia Empreendedora – Escola de Líderes, um programa promovido pela Direção Regional da Juventude para estimular competências de liderança, inovação e empreendedorismo, anunciou terça-feira, na Graciosa, a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro.
De acordo com a nota de imprensa divulgada esta quarta-feira pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, o programa, que arrancou oficialmente no Centro Cultural da Ilha Graciosa, em Santa Cruz, envolve alunos de todos os ciclos de ensino, incluindo o Ensino Profissional, provenientes de mais de 40 entidades, entre as quais escolas, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e o Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada.
Maria João Carreiro revelou que o número de participantes poderá aumentar “em virtude do arranque da edição universitária deste programa e da sua extensão aos jovens reclusos do Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo”, adiantando que o protocolo para essa implementação “deverá ser assinado em breve”.
Na cerimónia de abertura da 5.ª edição da Academia Empreendedora – Escola de Líderes, a governante sublinhou que este é “um programa que acredita que as novas gerações serão capazes de fazer acontecer, em vez de ficarem à espera que as coisas aconteçam”, frisando que “a circunstância pessoal e social de cada jovem não é nem pode ser uma fatalidade, mas antes uma oportunidade para a transformação, o crescimento e a integração”.
Desde o ano letivo 2021/2022, o programa já envolveu mais de seis mil jovens açorianos e 142 professores técnicos de inserção, “o que nos leva a acreditar que este programa é já um marco entre os jovens açorianos”, destacou a secretária regional, citada na nota.
Durante o ano letivo, os participantes desenvolvem atividades práticas e formativas em torno das competências empreendedoras, alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Entre as iniciativas previstas estão o “Empreendedor Por Um Dia”, os “Mercadinhos de Natal” e o “Concurso Local de Ideias”, que apura equipas para o I9.Açores – Academia Jovem de Ideias Inovadoras.
“Diz-nos o percurso desta Academia que cada um dos participantes carrega uma ideia, um sonho, uma vontade de fazer qualquer coisa nova. É isso que o empreendedorismo procura despertar: a confiança de que é possível criar um caminho próprio, mesmo com incertezas”, afirmou Maria João Carreiro, manifestando confiança “numa nova edição de sucesso que irá deixar sementes, inquietudes e uma atitude confiante entre os participantes”.
O programa Academia Empreendedora, que representa um investimento anual de cerca de 150 mil euros, inclui dois subprogramas: a Escola de Líderes, dirigida a alunos do 1.º ciclo ao ensino superior, e o Ativa o Teu Potencial, destinado a jovens reclusos dos estabelecimentos prisionais de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo.
A sessão de abertura contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, António Reis, do deputado à Assembleia Legislativa dos Açores, Adolfo Vasconcelos, e do diretor regional da Juventude, Eládio Braga. O momento incluiu atuações musicais de alunos da Escola Secundária da Graciosa e uma conversa com ex-participantes da Academia.
© GRA | Foto: SRJHE | PE
