
Alunos das Escolas Básicas e Secundárias da Madalena do Pico e das Lajes do Pico vão representar os Açores no Portugal Digital Summit® 2025, apresentando dois projetos tecnológicos inovadores no âmbito da iniciativa App Start Up, promovida pelo Apps for Good do CDI Portugal, nos dias 22 e 23 de outubro, no Centro de Congressos de Lisboa.
De acordo com a nota de imprensa enviada ao Praia Expresso, os jovens açorianos foram selecionados entre treze equipas finalistas de todo o país para participar no App Start Up, uma iniciativa que visa aproximar equipas de alunos, incubadoras, investidores e empresas, promovendo o desenvolvimento profissional de projetos tecnológicos através de mentoria, formação e apoio financeiro.
A Escola Básica e Secundária da Madalena do Pico apresenta a aplicação “We care”, concebida para apoiar pessoas com demência, facilitando a sua identificação e o contacto com familiares e cuidadores. O projeto pretende dar resposta ao aumento de casos de doenças neurodegenerativas e à necessidade de soluções digitais que promovam autonomia e segurança.
Já os alunos da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico levam ao palco o “SURI”, projeto vencedor do primeiro prémio da 11.ª edição do Apps for Good na categoria de Ensino Básico. O SURI consiste numa pulseira com tecnologia RFID integrada com uma aplicação de gestão de grupos, permitindo um controlo rigoroso e seguro em saídas escolares, visitas de estudo, lares e eventos. A solução inclui funcionalidades de geolocalização, alertas por SMS e autorizações digitais, reforçando a segurança de alunos e seniores em atividades de grupo.
Durante o evento, os jovens participarão em várias sessões de “pitch” e nas “Connect with People”, momentos de partilha e diálogo com especialistas e representantes de empresas de referência nas áreas da inovação, cibersegurança, economia digital, inclusão e futuro do trabalho.
O Diretor-Executivo do CDI Portugal, João Baracho, realçou a relevância da iniciativa, afirmando que “o Portugal Digital Summit® não só reúne líderes, inovadores e especialistas para debater o futuro da sociedade e das empresas à luz da revolução digital e da Inteligência Artificial, como também representa uma oportunidade única para os jovens darem visibilidade ao seu talento e criatividade”.
O responsável acrescentou ainda que “o futuro da inovação em Portugal passa, cada vez mais, por dar voz e palco às novas gerações”, sublinhando o papel dos jovens como agentes ativos de transformação digital e social.
O Portugal Digital Summit® 2025 é considerado o principal evento nacional dedicado à Economia Digital, reunindo líderes empresariais, especialistas em tecnologia e representantes de instituições públicas e privadas para discutir o impacto da transformação digital no país.
© Omnicom PR Group | Foto: Omnicom PR Group | PE
