
A Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, defendeu esta segunda-feira, em Ponta Delgada, um acompanhamento mais eficaz das escolas aos alunos atletas e jovens talentos desportivos, de modo a reduzir “as situações de conflito entre os estudos e a competição”.
A governante falava no âmbito de uma reunião que juntou os conselhos executivos das escolas da Região, professores acompanhantes dos atletas e coordenadores das equipas de monitorização e apoio à educação inclusiva, encontro que integrou a visita do Secretário de Estado do Desporto aos Açores.
De acordo com a nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro salientou que o modelo de educação inclusiva implementado na Região “integra alunos que se destacam pela sua excecionalidade”, sublinhando que este “não se foca apenas nos alunos com dificuldades de aprendizagem, mas em todos aqueles que necessitam de uma adaptação escolar, como é o caso dos atletas de alto rendimento”.
A Secretária Regional destacou que as exigências dos treinos e competições, muitas vezes com longos períodos de ausência das aulas e até do arquipélago, obrigam à criação de condições específicas de acompanhamento. Cada atleta nestas circunstâncias tem designado um professor acompanhante que, segundo explicou, “garante a articulação do conselho de turma, as restantes estruturas escolares e o clube do atleta”, assegurando a adaptação “de horários, currículos, momentos de lecionação e de avaliação”.
Sofia Ribeiro referiu ainda que a necessidade de reforçar este acompanhamento resulta de uma avaliação conduzida pelo Conselho Açoriano para o Desporto de Alto Rendimento (CADAR), que identificou a importância de “incrementar o nível de acompanhamento prestado aos atletas, quer pelas escolas, quer pelos clubes”.
Durante a reunião, o Secretário de Estado do Desporto apresentou a Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), uma estrutura criada pelo Governo da República para apoiar estudantes-atletas em território continental. A titular das pastas da Educação e do Desporto anunciou que os Açores já estão a trabalhar com o Governo central no sentido de integrar a Região nesta rede.
“É crucial esta articulação entre as escolas da Região e a Rede UAARE, para a partilha de boas práticas e para o acompanhamento multinível dos atletas deslocados, aumentando o sucesso escolar e desportivo”, concluiu Sofia Ribeiro.
© GRA | Foto: SRECD | PE
