
A Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, defendeu que o investimento público na cultura deve ir além da mera promoção de eventos e traduzir-se em dinâmicas com impacto duradouro na comunidade, apostando na formação e na criação de novos públicos.
A posição foi expressa no sábado, durante a cerimónia de assinatura do protocolo de financiamento à Ponta Delgada 2026 – Capital Portuguesa da Cultura (PDL26), que decorreu no Auditório Luís de Camões, em Ponta Delgada. A informação foi divulgada este domingo, 19 de outubro, em nota de imprensa da Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, à qual o Praia Expresso teve acesso.
Sofia Ribeiro salientou que os apoios públicos e o investimento no setor cultural “têm de trazer retorno para a comunidade” e não podem centrar-se apenas na “promoção de eventos”. Segundo a governante, “muito mais do que fazer investimento em eventos culturais, temos de apostar em dinâmicas culturais que envolvam a comunidade, que tenham intercomunicação e que tenham uma fortíssima componente de formação, criando novos públicos”.
A titular das pastas da Educação e da Cultura defendeu ainda que o investimento na cultura deve privilegiar “dinâmicas continuadas, o trabalho em rede e não isolado”.
Durante a sua intervenção, Sofia Ribeiro sublinhou também a importância da ligação entre cultura e educação, apontando que é fundamental que “os alunos da Região tenham conhecimento das várias realidades culturais desde muito cedo”. Nesse sentido, destacou as medidas implementadas pelo Governo dos Açores, nomeadamente a reestruturação dos horários docentes no primeiro ciclo, que permitiu integrar “professores de educação física, de educação visual e de educação musical” no trabalho curricular diário com os alunos.
A Secretária Regional recordou ainda que o ensino artístico no primeiro ciclo foi alargado, nos últimos dois anos, a mais duas escolas da ilha de São Jorge, reforçando o compromisso do Executivo com a formação cultural das crianças açorianas.
“O foco do ensino das artes foi um pilar da nossa atuação governativa e estou certa de que de entre em breve poderemos tirar os proveitos disso”, concluiu Sofia Ribeiro.
© GRA | Foto: SRECD | PE
