
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, apelou ao Governo Regional dos Açores para que acelere o tratamento das candidaturas ao programa comunitário Açores 2030, defendendo a necessidade de uma resposta mais célere em áreas “primordiais de segurança e proteção das populações”.
O apelo foi lançado no domingo, 19 de outubro, durante a cerimónia comemorativa do 41.º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV), que decorreu no quartel da corporação, segundo nota de imprensa publicada pela Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Na ocasião, Vânia Ferreira deu como exemplo a candidatura apresentada pela autarquia para o reforço dos meios de proteção civil, sublinhando a importância da sua aprovação em tempo útil.
“Reforço publicamente o apelo ao Governo dos Açores para que os calendários processuais neste âmbito sejam mais céleres, com vista à aceitação da candidatura e à sua consequente concretização. Esta é uma área primordial de segurança e proteção das populações que – no nosso entendimento – carece de uma atenção especial”, afirmou a autarca, acrescentando: “Sublinho novamente: este assunto é de máxima importância para todos os Praienses. Deixo aqui o apelo ao Governo dos Açores.”
A presidente enquadrou ainda esta candidatura no conjunto de apoios que o município tem vindo a reforçar à instituição, com o objetivo de “continuar a conferir-lhe meios operacionais no serviço à população”.
“A Câmara Municipal da Praia da Vitória tem sido, é e continuará a ser parceira ativa e permanente dos Bombeiros da Praia da Vitória. Tudo faremos, dentro dos nossos limites e capacidades, para estarmos ao vosso lado na contínua construção de uma estrutura com meios e capacidades para responder às necessidades da nossa população”, declarou.
Entre os apoios concedidos pela autarquia à corporação, Vânia Ferreira destacou o aumento dos apoios anuais à AHBVPV, o contrato-programa que garante a presença de nadadores-salvadores nas zonas balneares do concelho e a disponibilização de uma técnica de Psicologia.
“O apoio que prestamos aos Bombeiros da Praia é mais do que justificado pelo serviço que a nossa comunidade recebe em troca. Das operações de socorro e combate a incêndios, passando pelas operações de proteção civil, pelo transporte de doentes, pelo apoio aos nadadores-salvadores, entre outras tantas missões, os Bombeiros da Praia da Vitória merecem o nosso apoio e muito mais”, reforçou a autarca.
Fundada a 1 de outubro de 1984, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória celebrou 41 anos de atividade ao serviço da comunidade, numa cerimónia que contou com a presença de várias entidades locais e regionais.
© CMPV | Foto: CMPV | PE
