
A exposição “EXALTAR”, quarta estação do ciclo Lugares do Sagrado, foi inaugurada no sábado, 18 de outubro, na Igreja Matriz de Santa Cruz da Praia da Vitória, numa iniciativa da Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, através da Direção Regional da Cultura, em parceria com a Paróquia de Santa Cruz da Praia da Vitória e a Diocese de Angra.
De acordo com a Direção Regional da Cultura, esta quarta estação insere-se no ciclo de exposições iniciado em abril de 2022, denominado “LUGARES DO SAGRADO” dedicado à valorização do património cultural religioso dos Açores. “EXALTAR” assinala ainda o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja e os 45 anos da classificação da Igreja Matriz de Santa Cruz da Praia da Vitória como Imóvel de Interesse Público.
Segundo a organização, a exposição “oferece um olhar interpretativo sobre uma seleção de bens culturais propriedade daquela paróquia, sob a perspetiva da História da Arte, tendo como plano de fundo a visão sobre os momentos mais marcantes da história da edificação, desde as origens (1460) ao Sismo de 1980”.
O percurso expositivo estende-se por vários espaços do interior da igreja, destacando múltiplos pontos de interesse correspondentes a bens culturais móveis e integrados. A mostra aborda também a evolução arquitetónica do edifício e o desaparecido conjunto de pintura mural que revestia o interior do templo até à década de 1980.
No total, são apresentados cerca de 150 bens culturais, abrangendo diferentes tipologias, como alfaias e equipamentos litúrgicos, escultura e pintura devocional, talha e azulejaria.
A sessão inaugural contou com a presença da presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira.
A exposição “EXALTAR” estará patente ao público até 8 de fevereiro de 2026, na Igreja Matriz de Santa Cruz da Praia da Vitória.
© DRAC | Foto: GC-MPV | PE
