A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores promove na próxima terça-feira, 21 de outubro, às 18h00, no Palácio dos Capitães-Generais, em Angra do Heroísmo, uma conferência subordinada ao tema “Visões de Futuro”, dedicada ao Centro Interpretativo da Base das Lajes, anunciou este sábado, o executivo regional em nota de imprensa.
De acordo com a nota divulgada pela Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, a conferência “Visões de Futuro” integra o projeto de criação do Centro Interpretativo da Base das Lajes, atualmente em desenvolvimento em colaboração com o Instituto Histórico da Ilha Terceira.
O evento visa promover a reflexão sobre o papel histórico e estratégico da Base das Lajes, “um marco na história mundial, nas relações entre os Estados Unidos da América e Portugal, e que marca significativamente a história dos últimos 100 anos da Ilha Terceira e dos Açores”, refere o comunicado.
A sessão de abertura será presidida pelo Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, e o encerramento ficará a cargo do Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, que preside à conferência.
O programa inclui três comunicações principais:
O Poder Aéreo nos Açores: da Segunda Guerra Mundial aos desafios do século XXI”, a cargo do Major Doutor Pedro Ventura;
“Os Açores e as Relações Internacionais: uma reflexão”, apresentada pelo Professor Doutor Luís de Andrade;
“Centro Interpretativo da Base das Lajes: o estado da arte”, proferida pelo Doutor Armando Mendes, que assegurará também a moderação do debate subsequente.
A Vice-Presidência sublinha que a criação do Centro Interpretativo da Base das Lajes pretende “valorizar a memória histórica e o património associado à presença militar na ilha Terceira”, promovendo simultaneamente “a compreensão do papel geoestratégico dos Açores no contexto internacional e o seu impacto sociocultural ao longo do último século”.
© GRA | PE
