
A Praia da Vitória será palco, a partir da próxima semana, dos Campeonatos do Mundo de Wingfoil e Kitefoil 2025, organizados pelo Clube Naval da Praia da Vitória em parceria com a Câmara Municipal e a Direção Regional do Turismo dos Açores. O anúncio foi feito esta sexta-feira, 17 de outubro, pelo Clube Naval, através da sua página oficial no Facebook.
Decorreu esta sexta-feira, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal da Praia da Vitória, a conferência de imprensa de apresentação dos Campeonatos do Mundo de Wingfoil e Kitefoil 2025, dois eventos de dimensão internacional que prometem transformar a baía da cidade num ponto de encontro de atletas e entusiastas dos desportos náuticos.
De acordo com a publicação do Clube Naval da Praia da Vitória na rede social Facebook, a organização dos campeonatos resulta de uma parceria entre o clube, a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Direção Regional do Turismo dos Açores, com o objetivo de “reforçar o compromisso de promover o desporto náutico e projetar a nossa baía e cidade além-fronteiras”.
Os campeonatos contarão com a participação de mais de uma centena de atletas de diversos países, o que, segundo a mesma fonte, “vai encher de vida a baía da Praia da Vitória na próxima semana”.
A nota publicada pelo Clube Naval expressa ainda agradecimentos “a todos os patrocinadores, colaboradores técnicos, atletas, direção, membros, amigos e simpatizantes” que tornaram possível “este grande desafio”, convidando o público a “viver dias de muito movimento, animação e espírito desportivo”.
A anteceder os Campeonatos do Mundo, o fim de semana marca o arranque da 1.ª Prova do Campeonato Regional de Vela Ligeira, com competições nas classes Optimist (Infantil e Juvenil), ILCA 4 e ILCA 6. As atividades náuticas e desportivas prolongam-se até 1 de novembro, numa agenda que promete dinamizar a cidade e atrair visitantes à baía.
O Wingfoil e o Kitefoil são modalidades emergentes do desporto náutico. No Wingfoil, o praticante desliza sobre uma prancha com um hidrofoil (asa subaquática) enquanto segura uma asa insuflável, utilizando a força do vento para ganhar velocidade e executar manobras. Já o Kitefoil é uma variante do kitesurf em que o atleta é impulsionado por uma pipa (kite) e eleva-se sobre a água graças a um foil, permitindo maior rapidez e suavidade de movimentos mesmo com ventos fracos.
© CNPV | Foto: CNPV | PE
