
A celebração dos 50 anos de vida literária de João de Melo, a homenagem a Álamo Oliveira e a revelação do vencedor do Prémio Literário Vitorino Nemésio são alguns dos destaques do Outono Vivo 2025, cuja programação foi apresentada esta sexta-feira, 17 de outubro, pela Câmara Municipal da Praia da Vitória.
De acordo com uma nota de imprensa do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal da Praia da Vitória, o festival Outono Vivo 2025 decorre entre 24 de outubro e 9 de novembro, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT) e no Auditório do Ramo Grande (ARG), com um programa que a presidente da autarquia, Vânia Ferreira, descreve como “uma grande festa da cultura”.
“O centro do evento é a Feira do Livro, este ano assegurada pela editora Letras Lavadas, estando disponíveis mais de 20 mil títulos, como habitualmente. A feira mantém o figurino dos anos anteriores, dado que sendo um evento de sucesso não faria sentido alterar”, afirmou a autarca durante a apresentação.
Entre os principais momentos literários, Vânia Ferreira destacou a revelação do Prémio Literário Vitorino Nemésio, no dia 3 de novembro, a comemoração dos 50 anos de vida literária de João de Melo, a 1 de novembro, e a conversa de homenagem à vida e obra de Álamo Oliveira, recentemente falecido, também no dia 3.
O programa inclui ainda uma conversa sobre a literatura de Cabo Verde, uma prova comentada de vinho verdelho dos Biscoitos, no âmbito da apresentação do livro Da Vinha ao Vinho, e os espetáculos Portugal por um Violino e Praia Mia.
A edição de 2025 contará com a participação de 13 escritores nacionais, 13 regionais, uma escritora de Cabo Verde e um escritor da diáspora, reunindo nomes como Germano Almeida, Henrique Levy, Tânia Ganho, João Garcia, Hugo Van der Ding, Vasco Pereira da Costa, Pedro Andersson e Maria Inês Almeida.
A sessão de abertura está marcada para as 19h30 de sexta-feira, 24 de outubro, com a inauguração da exposição “Grater: 30 anos – 30 projetos” e da Feira do Livro, na AJAIT. Pelas 21h30, o bar da Academia recebe o concerto “Fábio Ourique – 15 anos de Fados e Cantigas”.
A programação, detalhada pela vereadora da Cultura, Paula Sousa, inclui apresentações diárias de livros, conversas literárias, sessões de cinema, espetáculos musicais e atividades infantis. No dia 1 de novembro, o escritor João de Melo apresentará as obras “As Novas Fases da Lua – Diário 2017-2024” e “A Nuvem no Olhar, Contos”, num momento que assinala o seu meio século de carreira literária.
O Prémio Literário Vitorino Nemésio, cuja entrega ocorre a 3 de novembro, será acompanhado de um momento musical com João da Ilha. Na mesma noite, realiza-se a conversa “Álamo Oliveira: vida e obra – uma homenagem”, com a participação de Rui Melo, Judite Parreira, Ana Bretão e Marta Silva.
No dia seguinte, o evento celebra os 75 anos da publicação de Festa Redonda, de Vitorino Nemésio, com apresentação do professor Luiz Fagundes Duarte, leituras de poemas e momentos musicais.
O festival encerra a 9 de novembro, com a conversa “Novos Valores na Escrita Açoriana” e o espetáculo Praia Mia, no Auditório do Ramo Grande.
A Feira do Livro funcionará entre as 12h00 e as 22h00 (segunda a quinta-feira), 12h00 e 23h00 (sextas), 10h00 e 23h00 (sábados) e 10h00 e 22h00 (domingos). Os bilhetes para os espetáculos e sessões de cinema estão disponíveis na Ticketline e na bilheteira da AJAIT.
O programa completo do Outono Vivo 2025 pode ser consultado em www.cmpv.pt e nas redes sociais da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
© GC-CMPV | Foto: GC-CMPV | PE
