“OLHAR POENTE” DISTINGUIDA COM O PRÉMIO INFÂNCIA 2025 DA FUNDAÇÃO “LA CAIXA”

A Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) “Olhar Poente”, sediada na cidade da Praia da Vitória, foi distinguida com o Prémio Infância 2025, atribuído pela Fundação “la Caixa”, pelo trabalho desenvolvido no âmbito do programa “Educamente”, centrado na promoção da regulação emocional em crianças e jovens.

Segundo nota de imprensa enviada às redações esta quinta-feira, pela “Olhar Poente”, o galardão reconhece o impacto positivo do programa “Educamente”, uma iniciativa que aposta no desenvolvimento de abordagens multidimensionais de educação emocional, através de sessões de meditação, yoga, workshops e da criação de rotinas orientadas para o reforço da autonomia e resiliência das crianças.

Lançado em 2019 como projeto-piloto, o “Educamente” evoluiu para um programa estruturado e abrangente, integrado nas valências de Creche e CATL da instituição. O objetivo tem sido promover o bem-estar mental e emocional de crianças, jovens e respetivas famílias, reforçando o compromisso da “Olhar Poente” com o desenvolvimento social e comunitário da Praia da Vitória.

A cerimónia de entrega do “Prémio Infância 2025” teve lugar no passado dia 23 de setembro, em Lisboa, contando com a presença do vice-presidente da instituição, Dr. Francisco Melo, em representação da Olhar Poente.

Para Sandra Serpa, presidente da IPSS, esta distinção representa “o reconhecimento do trabalho inovador e focado nas crianças que a Instituição tem vindo a desenvolver”, sublinhando que o programa “lhes fornece as ferramentas necessárias para lidar com as suas emoções no quotidiano e para o futuro, numa sociedade cada vez mais apressada”.

Com esta distinção, a “Olhar Poente” reforça o seu papel enquanto agente promotor de práticas educativas que valorizam a saúde mental e emocional, num contexto social em que o equilíbrio psicológico das crianças assume importância crescente.

© OP | Foto: OP | PE