MAIS DE 50 DIRIGENTES ASSOCIATIVOS REÚNEM-SE NO FAIAL PARA DEBATER LIDERANÇA E SUSTENTABILIDADE JUVENIL

Mais de 50 dirigentes e representantes de associações juvenis dos Açores vão reunir-se entre 24 e 26 de outubro, no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, para participar no InterAj 2025 – Oficina de Capacitação das Associações Juvenis, iniciativa anual promovida pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude.

De acordo com nota de imprensa divulgada quarta-feira, pela **Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, o InterAj 2025 tem como tema central “Liderança Associativa e Sustentabilidade” e pretende constituir “uma oportunidade para o diálogo e a reflexão juvenil sobre os desafios e oportunidades do associativismo jovem” nos Açores.

O encontro, que se realiza anualmente, visa reforçar as competências dos dirigentes associativos e promover a troca de experiências entre associações juvenis de diferentes ilhas da Região Autónoma dos Açores.

A sessão de abertura, marcada para sexta-feira, 24 de outubro, será presidida pela Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, e contará com o painel “Associativismo: os desafios da liderança e o impulso para o sucesso”, moderado por Mariana Marques, Diretora-Geral da Associação YUPI.

De acordo com a mesma nota, o painel contará com a participação de Eládio Braga, Diretor Regional da Juventude; Ricardo Sousa, Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Synergia Portugal; Maria Marques, formadora e consultora em gestão de projetos e financeira; e António Gomes, Diretor da Associação Check-in e Presidente da Cooperativa Compacting.

No segundo dia de trabalhos, os participantes vão integrar workshops temáticos dedicados à “Gestão Administrativa e Financeira no Associativismo Juvenil”, “Estratégias de Liderança e Desenvolvimento do Associativismo Juvenil” e “A Inovação no Associativismo Juvenil”.

O programa inclui ainda a apresentação de programas de financiamento e uma sessão de trabalho sobre “Participação e Colaboração no Associativismo Juvenil”, orientada por Gustavo Briz, educador e formador em participação pública e juvenil a nível nacional e internacional.

O evento encerrará com a apresentação das conclusões do encontro regional, que resultarão das sessões de debate e reflexão desenvolvidas ao longo dos três dias.

A Secretaria Regional sublinha que o InterAj é um espaço de apoio, capacitação e diálogo com os jovens açorianos, desempenhando um papel essencial “na formação dos dirigentes e no fortalecimento do movimento associativo juvenil da Região”.

© GRA | Imagem: SRJHE | PE