
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória anunciou a disponibilização do Fundo de Emergência Social e do apoio do Gabinete de Ação Social Municipal para auxiliar os trabalhadores portugueses ao serviço do destacamento militar norte-americano na Base das Lajes, afetados pelo atraso no pagamento dos seus vencimentos.
De acordo com um comunicado enviado às redações esta quinta-feira, 16 de outubro, pelo Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira manifestou “total solidariedade” com os funcionários portugueses que enfrentam atrasos salariais devido ao impasse político nos Estados Unidos da América, que tem provocado perturbações administrativas no funcionamento das forças norte-americanas estacionadas na ilha Terceira.
A Presidente da Câmara sublinha que “as consequências decorrentes de lutas políticas naquele país não podem ser assacadas aos funcionários locais, que cumprem escrupulosamente as suas funções contratuais, com zelo e competência”. Recorda ainda que, “sendo cidadãos portugueses, a sua situação profissional está protegida pela legislação laboral nacional”.
No comunicado, a autarquia informa que o Gabinete de Ação Social Municipal está disponível para prestar apoio direto aos trabalhadores afetados e que, “nos casos em que possa ser ativado, conforme os casos individuais e de acordo com o respetivo regulamento, poderá ser utilizado o Fundo de Emergência Social”. Este instrumento municipal visa apoiar famílias em situações de vulnerabilidade económica e será, segundo o município, mobilizado sempre que se justifique para “garantir respostas imediatas a situações de carência resultantes do atraso nos pagamentos”.
A autarca tem igualmente desenvolvido “contactos aos mais variados níveis”, com o objetivo de “pressionar e sensibilizar para a justa e rápida resolução do problema”, sublinhando que o município acompanha de perto a evolução da situação.
© GC-MPV | PE
