O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, afirmou esta quinta-feira, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, que é “fundamental dar destaque aos agroalimentos produzidos nos Açores, pela qualidade de excelência e pelo exemplo em produção sustentável” que representam.
De acordo com uma nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura sublinhou a importância de valorizar o trabalho dos agricultores açorianos, reconhecendo o seu “empenho, resiliência, produtividade, manutenção ambiental e conservação da biodiversidade animal e vegetal”.
O governante destacou que os Açores continuam a avançar “na autonomia alimentar e nutricional”, reforçando que os produtos regionais “possuem características únicas” e que é “premente o incentivo ao consumo local, reduzindo a dependência da importação”. Ventura assegurou que “as políticas públicas continuam direcionadas para uma maior agroprodutividade alimentar, reforçando a sua qualidade e quantidade”.
Entre os objetivos prioritários do Governo Regional, o Secretário salientou “os investimentos e apoios direcionados à agricultura, com o objetivo de melhorar o desempenho técnico, económico e ambiental das explorações”, promovendo simultaneamente o aumento da competitividade, a diversificação da produção e o reforço da qualidade dos alimentos produzidos nos Açores.
Segundo António Ventura, estas medidas contribuem também para o rejuvenescimento do setor agrícola, funcionando “como alavanca para o combate ao desemprego, incentivando os jovens a permanecer nas zonas rurais e criando emprego”.
A nota de imprensa destaca que o Governo Regional tem vindo a promover o desenvolvimento agrícola com vista a “uma alimentação mais segura, credível e de confiança”, enfrentando desafios acrescidos devido às condições climáticas e ambientais adversas. Ainda assim, o executivo mantém o compromisso de reforçar “a resiliência e a sustentabilidade dos sistemas alimentares”, objetivos centrais das políticas públicas regionais, nacionais e europeias.
O Secretário Regional valorizou igualmente os produtos açorianos com certificação de qualidade — DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida) — e apresentou alguns dados que ilustram o crescimento do setor: “Produzimos mais na horticultura; na fruticultura, com aumento da área de produção de fruta para 20%; a área da agricultura biológica cresceu mais 3.000 hectares nos últimos quatro anos; crescemos na carne de bovino; temos mais área de milho, com 14.300 hectares em 2024, mais 2.000 hectares do que em 2020; temos mais diversificação agroprodutiva e a matéria-prima de leite com um melhor conteúdo nutricional, vendendo mais para fora da Região”.
António Ventura reconheceu ainda “o trabalho de todos os agricultores da Região e das suas organizações, em particular a Federação Agrícola dos Açores, que tem sido um parceiro estratégico e fundamental para a existência de políticas públicas no aumento da progressiva sustentabilidade alimentar” regional.
O Dia Mundial da Alimentação é assinalado anualmente a 16 de outubro, data que coincide com a fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Este ano, a celebração decorre em simultâneo com o 80.º aniversário da FAO, cuja missão passa por aumentar os níveis de nutrição, melhorar a produtividade agrícola e promover melhores condições de vida para as populações rurais.
© GRA | PE
