VASCO CORDEIRO DISTINGUIDO COM A ORDEM DO MÉRITO DA UCRÂNIA

O antigo presidente do Governo Regional dos Açores e ex-presidente do Comité Europeu das Regiões, Vasco Cordeiro, foi condecorado pelo Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, com a Ordem do Mérito da Ucrânia, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da cooperação entre regiões europeias e ucranianas.

A distinção foi anunciada esta quarta-feira, 15 de outubro, pelo próprio Vasco Cordeiro, através de uma nota publicada nas suas redes sociais. Segundo o político açoriano, a condecoração “sinaliza o trabalho de muita gente no Comité Europeu das Regiões”, destacando o empenho da equipa que o acompanhou durante o seu mandato à frente daquela instituição europeia.

“É, para mim, uma honra tão grande quanto inesperada receber essa condecoração”, afirmou Cordeiro, sublinhando que a distinção “sinaliza o trabalho de muita gente no Comité Europeu das Regiões, a começar por aqueles e aquelas que constituíram o meu gabinete, enquanto fui presidente dessa instituição europeia”.

Na publicação, o ex-presidente do Governo Regional dos Açores realçou ainda o significado simbólico da homenagem, apelando à continuidade do apoio à Ucrânia. “Que esse ato seja, sobretudo, o relembrar que essa é uma guerra que ainda acontece na Europa e que a paz, duradoura e sustentável, ainda é um objetivo a alcançar!”, escreveu.

A Ordem do Mérito da Ucrânia foi-lhe entregue pelo Ministro Adjunto do Desenvolvimento das Cidades e Territórios da Ucrânia, Riabykin Oleksii, em reconhecimento pelo contributo prestado durante a sua presidência no Comité Europeu das Regiões, particularmente na promoção da cooperação entre cidades e regiões europeias e ucranianas e no apoio à recuperação económica e social do país, afetado pela guerra.

© VCF | Foto: VCF | PE