GOVERNO DOS AÇORES INVESTE 49,8 MILHÕES NA PROTEÇÃO COSTEIRA DA BAÍA DO PORTO DE SÃO ROQUE DO PICO

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu esta terça-feira, 14 de outubro, à cerimónia de assinatura do Auto de Consignação da empreitada de construção da proteção costeira da Baía do Porto de São Roque do Pico, uma obra de 49,8 milhões de euros destinada a reforçar a segurança de pessoas e bens face à agitação marítima que afeta a costa norte da ilha.

De acordo com uma nota de imprensa da Presidência do Governo, a intervenção é promovida pela Portos dos Açores e integra a estratégia regional de proteção costeira, que visa aumentar a resiliência das infraestruturas e salvaguardar as zonas urbanas adjacentes mais expostas ao impacto das alterações climáticas.

A empreitada foi adjudicada à empresa Mota-Engil, Engenharia e Construção, S.A., e terá um prazo de execução de 36 meses. O projeto prevê a construção de um molhe destacado de 395 metros, em enrocamento e blocos pré-fabricados, um muro cortina em betão com cota máxima de nove metros, além de dragagens, um cais de serviço e sinalização marítima.

Durante a cerimónia, realizada em São Roque do Pico, José Manuel Bolieiro sublinhou que o Governo Regional “decidiu não promover este ato antes do recente sufrágio autárquico”, afirmando que tal decisão demonstra “o sentido de responsabilidade institucional que orienta a ação governativa”.

“Não estamos a fazer deste momento um cumprimento de compromissos eleitorais, mas uma afirmação de visão estratégica. Investimos com espírito de missão e com inteligência nos nossos municípios, nas nossas ilhas, nos Açores”, declarou o chefe do executivo açoriano.

Bolieiro destacou ainda que este investimento “responde aos desafios colocados pelas alterações climáticas e à necessidade de reforçar a proteção das comunidades costeiras”. O Presidente do Governo sublinhou que “os fenómenos extremos com que nos confrontamos exigem uma especial sensibilidade” e considerou que a obra “tem a ver com responsabilidade política e de geração, pois protege a população e valoriza o território”.

O líder do executivo regional classificou ainda a intervenção como “um sonho antigo da população de São Roque do Pico”, representando “uma afirmação de responsabilidade intergeracional, de quem quer deixar futuro e segurança às próximas gerações”.

O projeto foi desenvolvido pelo consórcio WW – Consultores de Hidráulica e Obras Marítimas, S.A. / MSW – Estudos e Projetos de Obras Marítimas, Lda., estando o procedimento de fiscalização previsto para ser lançado ainda esta semana.

A cerimónia contou com a presença do Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, da Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, bem como do Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Luís Filipe Silva, do Presidente do Conselho de Ilha, Rui Matos, da Presidente da Portos dos Açores, Sancha Costa Santos, e do Presidente da Junta de Freguesia de São Roque do Pico, Luís Ávila, entre outras entidades locais e regionais.

© GRA | Foto: MM | PE