
O PSD/Açores venceu as eleições autárquicas de 2025, conquistando a maioria das Câmaras Municipais do arquipélago — nove em dezanove — e assegurando a liderança regional nas associações de municípios e freguesias. A informação foi veiculada esta segunda-feira, 13 de outubro, através de uma nota de imprensa do Gabinete de Imprensa do PSD/Açores.
O Partido Social Democrata dos Açores alcançou, no domingo, 12 de outubro, uma vitória expressiva nas eleições autárquicas, conquistando nove das 19 Câmaras Municipais da Região Autónoma e 83 Juntas de Freguesia, de acordo com a nota de imprensa emitida pelo Gabinete de Imprensa do PSD/Açores.
O líder regional do partido, José Manuel Bolieiro, sublinhou que o resultado cumpre “integralmente os objetivos definidos” para este ato eleitoral. “Queríamos ter o maior número de mandatos no poder local e alcançamos”, afirmou o dirigente, acrescentando: “Nós ganhamos esta maioria. E, portanto, dirijo aos eleitores a minha palavra de gratidão, porque os objetivos — e não se trata de subjetividades — são observações objetivas do projeto político e do ato eleitoral do dia 12 de outubro.”
Na sede do PSD/Açores, em Ponta Delgada, Bolieiro reafirmou o compromisso de manter “com todos, o diálogo, o respeito, a objetividade e a imparcialidade no tratamento de questões de governação regional e local, quer com as freguesias, quer com os municípios”. O presidente social-democrata destacou ainda que a vitória eleitoral não implica exclusão de outras forças políticas, sublinhando que trabalhará “com todos, mesmo naquelas [autarquias] em que não ganhámos, porque a legitimidade democrática de cada um é inequívoca”.
O líder do PSD/Açores garantiu que o partido está preparado “para o encargo de servir as freguesias, os municípios e a Região Autónoma dos Açores”, reforçando a importância da “concertação e harmonização nos interesses dos açorianos, na defesa do interesse regional”.
Na mesma nota, José Manuel Bolieiro agradeceu a todos os candidatos que integraram as listas do PSD/Açores, enaltecendo “a confiança da social-democracia e a consistência do projeto político nos Açores”, e felicitou os eleitores pela “atitude cívica inigualável” demonstrada durante todo o processo eleitoral, “sem quaisquer incidentes”.
O presidente social-democrata terminou com uma palavra de reconhecimento aos autarcas eleitos, independentemente da filiação partidária, sublinhando que “os projetos políticos vencedores revelaram-se credíveis e merecedores da adesão do povo”, assumindo agora “o encargo de servir quem os elegeu”.
Nas eleições autárquicas realizadas no passado domingo, 12 de outubro, o Partido Socialista dos Açores (PS/Açores) conquistou oito Câmaras Municipais. O Partido Social Democrata (PSD) venceu em sete concelhos, concorrendo individualmente, e em mais duas autarquias através de coligação. O CDS-PP assegurou uma presidência de câmara, enquanto o Movimento Cívico pelo Concelho alcançou a vitória no Município de Santa Cruz das Flores.
© GI-PSD | Foto: GI-PSD | PE
