
O PS/Açores foi o partido mais votado nas eleições autárquicas de domingo, 12 de outubro, somando mais de 49 mil votos e mantendo a presidência de oito Câmaras Municipais. A informação foi divulgada esta segunda-feira, 13 de outubro de 2025, através de uma nota de imprensa do Partido Socialista dos Açores (PS/Açores).
O líder do PS/Açores, Francisco César, afirmou que os resultados das eleições autárquicas de 2025 confirmam o Partido Socialista como “o grande partido da democracia açoriana” e “a única alternativa credível ao PSD e ao rumo do atual Governo Regional”. Segundo a nota de imprensa divulgada esta segunda-feira pelo PS/Açores, o partido foi o mais votado na Região, obtendo mais de 49 mil votos, superando o PSD, que, mesmo em coligação, somou cerca de 47 mil.
Francisco César destacou ainda que o PS/Açores conquistou o maior número de mandatos nas vereações e nas Assembleias Municipais, “reforçando a sua presença e responsabilidade em todo o arquipélago”, apesar de ter perdido uma autarquia. “Estas eleições autárquicas mostraram que o Partido Socialista passou a ser o partido mais votado nos Açores (…), reforçando a nossa presença e a nossa responsabilidade, apesar de não se terem atingido todos os objetivos inicialmente definidos”, afirmou o líder socialista.
O dirigente sublinhou que, ao contrário das últimas eleições autárquicas, o PS venceu agora em número de votos, mantendo, individualmente, a presidência de oito das nove Câmaras Municipais que liderava e ficando “muito perto da vitória em mais dois concelhos”.
Para Francisco César, os resultados “mostram que o PS voltou a conquistar a confiança dos açorianos”. Num contexto político que descreveu como “exigente, marcado por uma campanha intensa e, muitas vezes, injustamente agressiva”, o socialista considerou que “os açorianos reconheceram o trabalho, a seriedade e a proximidade do Partido Socialista”, interpretando o resultado como um sinal de recuperação face às últimas eleições legislativas regionais.
O líder do PS/Açores apontou o partido como “a única alternativa credível ao PSD”, uma alternativa “com soluções, com sentido de responsabilidade e com visão de futuro”. Aproveitou ainda para agradecer aos mais de 4.600 candidatos socialistas que concorreram às autarquias. “São homens e mulheres que deram o rosto e o seu tempo em defesa das suas comunidades, das suas freguesias e das suas ilhas. O vosso empenho é a maior força do nosso partido”, afirmou.
Francisco César concluiu reafirmando o compromisso do PS/Açores com o desenvolvimento equilibrado do arquipélago. “Sabemos que há muito por fazer. E é com humildade, mas também com determinação, que reafirmamos o nosso propósito: continuarmos a trabalhar com serenidade e esperança, ao lado das pessoas, por cada uma das nossas ilhas e pelo desenvolvimento equilibrado da Região”, declarou.
Nas eleições autárquicas realizadas no passado domingo, 12 de outubro, o Partido Socialista dos Açores (PS/Açores) conquistou oito Câmaras Municipais. O Partido Social Democrata (PSD) venceu em sete concelhos, concorrendo individualmente, e em mais duas autarquias através de coligação. O CDS-PP assegurou uma presidência de câmara, enquanto o Movimento Cívico pelo Concelho alcançou a vitória no Município de Santa Cruz das Flores.
© PS/A | Foto: PS/A | PE
