ARRANCA QUARTA-FEIRA A 31.ª CAMPANHA SOS CAGARRO EM TODAS AS ILHAS DOS AÇORES

O Governo dos Açores inicia esta quarta-feira, 15 de outubro, a 31.ª edição da campanha SOS Cagarro, uma iniciativa que mobiliza voluntários e entidades em todas as ilhas para salvar os juvenis da ave marinha Calonectris borealis, espécie emblemática do arquipélago. A informação foi divulgada esta segunda-feira, 13 de outubro, em nota de imprensa da Secretaria Regional do Mar e das Pescas.

De acordo com a nota de imprensa da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, a campanha SOS Cagarro 2025 decorre até 15 de novembro e tem como objetivo principal resgatar as aves juvenis desorientadas pela poluição luminosa, prevenindo atropelamentos e ataques de predadores.

A iniciativa é coordenada pela Direção Regional de Políticas Marítimas, com o apoio direto da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, e envolve a colaboração de escolas, associações, autarquias, entidades públicas e privadas e centenas de voluntários em todas as ilhas dos Açores.

Os Açores acolhem cerca de 75% da população mundial de cagarros, o que, segundo o Governo Regional, reforça “a responsabilidade internacional da Região na preservação desta espécie”, reconhecida pela Comissão OSPAR no âmbito da Diretiva-Quadro Estratégia Marinha.

Desde o início da campanha, em 1995, “dezenas de milhares de aves foram salvas graças ao empenho dos cidadãos e das instituições”, refere o comunicado. Só em 2024, a operação permitiu resgatar 6.388 cagarros, tendo sido prestados cuidados veterinários a 31 aves e registada a perda de 273 indivíduos.

A nota recorda ainda que, em junho deste ano, durante a reunião ministerial da Convenção OSPAR em Vigo, foi aprovada a proposta apresentada por Portugal, liderada pelo Governo dos Açores, para considerar o cagarro como novo bioindicador de poluição por plástico flutuante na Região V (Atlântico Alargado). Esta decisão substitui o fulmar (Fulmarus glacialis) como espécie indicadora nesta área do Atlântico, onde esta não ocorre, “colocando os Açores na vanguarda da monitorização internacional do lixo marinho”.

Durante o período da campanha, os cidadãos são convidados a colaborar no salvamento de aves encandeadas, participar em brigadas noturnas e integrar ações de sensibilização promovidas pelos coordenadores locais — os Serviços de Ambiente e Ação Climática de cada ilha.

O registo das aves resgatadas pode ser feito através do portal oficial https://portal.azores.gov.pt/web/drpm/sos-cagarro ou através do código QR disponível nas caixas de salvamento e nos materiais de divulgação.

Para qualquer situação de emergência relacionada com aves marinhas, a linha SOS Ambiente (800 292 800) está disponível 24 horas por dia, gratuitamente.

© GRA | Imagem: SRMP | PE